Plantão

Ministério repassou 750 kg de medicamentos e insumos para atender alagados do Acre



Durante os três primeiros meses de 2023, o Ministério da Saúde enviou 18 kits para atender municípios que decretaram situação de emergência por desastres naturais causados pelas fortes chuvas em oito estados, entre eles o Acre, que recebeu 3 kits.

Cada kit atende até 1,5 mil pessoas por mês, pesam aproximadamente 250 kg e podem ser compostos por 48 itens – 32 medicamentos e 16 insumos – como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, além de luvas e seringas.

O Ministério da Saúde também realiza monitoramento permanente de ocorrências de desastres no território nacional, a partir do contato com estados e municípios, bem como compartilhamento de alerta de risco de órgãos como Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além de oferecer apoio para construção de planos de contingência.

Deslizamentos, enxurradas e alagamentos causados por chuvas intensas podem oferecer sérios riscos à população: cortes, escoriações e, em casos mais graves, óbitos, assim como riscos à saúde pelo aparecimento de doenças veiculadas pela água (por contato ou ingestão), como é o caso da leptospirose, diarreias, hepatite A, entre outras, além dos impactos psicossociais causados por essas ocorrências.

As unidades federativas podem acionar o Ministério da Saúde para recebimento de kits e apoio técnico, de acordo com a necessidade de cada região. O apoio é realizado mediante declaração de emergência ou de calamidade pública pelo estado/município ou por decreto reconhecido pela Defesa Civil Nacional.

O envio dos kits tem como objetivo reduzir o impacto causado por estes desastres, principalmente quando há registro de danos às Unidades Básicas de Saúde (UBS), evitando, assim, a escassez de medicamentos e insumos para o atendimento primário prestado à população.

O Acre passou por desastres naturais causados pelas chuvas no mês de março, com 33 bairros atingidos na capital Rio Branco, somando 3,6 mil desabrigados e 11,8 mil desalojados. Para atendimento de nove mil pessoas, o Ministério da Saúde enviou seis kits.







Fonte: Ac24horas
Tecnologia do Blogger.