Plantão

Exclusivo: Blog do Ton revela bastidores de articulação que pode afastar prefeito do Acre


Prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes. Foto: Alexandre Lima/O Alto Acre



Informações de última hora dão conta de que, na região de fronteira, o vereador Rubens (PSD-AC), quer entrar com pedido de afastamento por 180 dias do prefeito de Epitaciolândia Sérgio Lopes (PSDB-AC).

No documento, que o Blog do Ton teve acesso, são elencados uma série de supostos atos de improbidade administrativa, que iriam desde diárias – que seriam pagas indevidamente com usos advindos do Fundeb – até supostas pedaladas fiscais.

O Blog procurou o vereador Rubens para comentar as informações. O vereador não somente confirmou as informações como deu mais detalhes. “Nós protocolamos um documento no início da última semana [na segunda-feira, 13]. Amanhã [esta segunda, 20], ele será lido na Câmara; será recebido, e daremos encaminhamento aos procedimentos legais, em caso de haver possibilidade de ‘passar’ [tramitar] o documento, em votação, pedindo o afastamento do prefeito”.

A conversa com o vereador foi na noite de domingo (19). A previsão é que a matéria seja acolhida nesta segunda-feira (20). Se for encaminhada, os olhos da política se voltarão ao município do Alto Acre, onde alguns nomes já despontam para as eleições de 2024. Mesmo que não vá adiante, já pode significar por si só um ponto negativo para a reeleição do atual prefeito, que enfrenta baixa popularidade.

Sobre a expectativa com relação aos encaminhamentos, o vereador faz mistério: “Vamos aguardar amanhã [no caso, esta segunda, 20]. Só aí teremos a resposta se esse requerimento passa”.

PIOR MOMENTO

Conversando com insiders da política local, líderes daquela região e populares, que me seguem nas redes sociais e nos canais de mensagens, é quase unânime a leitura de que o prefeito Sérgio Lopes vive o pior momento de sua gestão.

ENTRE OS PIORES

Na última pesquisa Data Control, que fervilhou por semanas nos bastidores da política, Sérgio Lopes está entre os piores prefeitos do Acre. Foi o quarto lugar. O levantamento mediu a popularidade – ou a falta dela – dos atuais prefeitos do estado.

OUTRO MUNDO

Vizinhos de Sérgio Lopes, os gestores do município de Brasiléia e Assis Brasil, parecem viver em outro mundo. Fernanda Hassem e Jerry Correia, ambos sem partido, desfrutam de excelente popularidade.

EM RIO BRANCO


Fonte palaciana me garante: uma reunião em um condomínio de luxo na capital pode ter fechado importantes apoios em torno de uma pré-candidatura à prefeitura de Rio Branco. E quando falo em importante, me refiro a deputados estaduais, federais, senadores e, possivelmente, até o governador Gladson Cameli. Por enquanto, me resumo a falar do milagre sem falar do santo. Por enquanto…

TADEU HASSEM

Avaliação do jornalista Chiquinho Chaves, meu amigo da região do Alto Acre: “O deputado estadual Tadeu Hassem está crescendo vertiginosamente como um grande político da região do Alto Acre. Quem costumava ver políticos se elegendo e – em seguida – sumindo do radar de seus eleitores, tem se surpreendido com Tadeu: ele cumpre atividades durante a semana em Rio Branco e, nos finais de semana, se embrenha no mais distantes lugares da Zona Rural, agradecendo e ampliando o leque de admiradores”.

VAI LONGE

“É comum ver nas redes sociais o Tadeu tomando café e dormindo nas comunidades. Vai longe o Tadeu”, finaliza Chiquinho.

“CONVERSA TEM”

É o que diz um insider do Juruá sobre as relações entre o deputado estadual Nicolau Júnior e a família Sales. Contar com o apoio de um político da envergadura de Nicolau é tiro certo. Com certeza, estará entre os apoios mais cobiçados do Juruá.

ZEQUINHA LIMA

Nicolau encontrou, na última semana, com o atual prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima. O Zequinha conquistou a população com sua forma simples de fazer gestão. Que ninguém o considere fora do jogo.

NÃO HÁ CONDENAÇÃO

Sou da imprensa, e respeito a imprensa. Amo o que faço. Mas não posso me furtar de tecer críticas, principalmente quando as julgo construtivas. Em se tratando de imprensa nacional, tenho observado a forma como se trata a Operação Ptolomeu. É complicado, porque estamos falando de pessoas que não foram condenadas.

ISOLADO

Uma cratera na BR-364 tornou o Acre, mais uma vez, isolado do restante do país. Se eu fosse qualquer um dos políticos que surfou na onda dos R$ 600 milhões para a rodovia, teria vergonha em abrir um site de notícias e me deparar com essa manchete. Se o acreano parar e refletir quem deles realmente se preocupa com a BR, dá para contar nos dedos. E sobrarão muitos.

BATE-REBATE


– Ainda sobre o isolamento do Acre, a PRF informa que não há previsão para liberação.

– O presidente Lula venceu Bolsonaro em termos de aprovação. O dado é de uma pesquisa Ipec (…)

– (…) Mas perdeu para si mesmo, em mandatos anteriores.

– Lula foi aprovado por 41% dos brasileiros, enquanto Bolsonaro, também no seu primeiro mês de março, teve 34% de aprovação (…)

– (…) Em 2003, Lula chegou a ter 51% de aprovação. Em 2007, foram 49% de brasileiros satisfeitos com seu governo.

– O senador Márcio Bittar (UNIÃO-AC) tem feito uma verdadeira caravana pelos municípios, conversando com prefeitos e secretários.

– O vereador de Bujari Gilvan de Souza (PCdoB-AC) deve usar tornozeleira eletrônica após atacar, em plena sessão, sua colega de parlamento Eliane Rosita (Progressistas-AC).

– O que me chamou atenção, dentro dessa pauta, é que o delegado de Bujari Bruno Coelho pede, como medida cautelar, distância mínima de 300 metros (…)

– (…) O judiciário deve decidir se acata a decisão do delegado, ou não.

– A Fundhacre tem usado – muito bem, por sinal – os canais de mídia para pedir que aqueles que estão nas filas de cirurgias fiquem atentos (…)

– (…) Faço o registro, e deixo minhas congratulações à competente equipe do presidente João Paulo Silva.






ACESSE O BLOG DO TON E FIQUE POR DENTRO DOS BASTIDORES DA POLÍTICA ACREANA.





Fonte: Contilnet
Tecnologia do Blogger.