Plantão

Pesquisa diz que Acre está entre os estados com maior participação feminina na Segurança




De acordo com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em um comparativo do ano 2000 até 2021, houve um aumento significativo na participação de mulheres na Segurança Pública. O Acre está entre os estados com a maior ampliação.

Conforme o levantamento da Senasp, o Acre junto do Amapá, Roraima, Espírito Santo e Rio Grande do Norte são os estados em que houve o maior aumento na participação feminina em cargos da segurança pública. De 2020 para 2021 cresceu cerca de 9,19% a inclusão das mulheres nas polícias militares, corpos de bombeiros militares e polícias civis.

A Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública, aponta inclusive, o aumento no número de delegacias especializadas no atendimento de ocorrências envolvendo mulheres em todo o Brasil. Em 2004, eram 177 unidades, já em 2021 são 501 pontos, sendo 37 delas na região norte.

Consoante ao Ministério da Justiça, verificou-se ainda, uma redução nos números de ocorrência de violência contra a mulher, os dados enviados pelos gestores estaduais apontam redução nos crimes de homicídio doloso, roubo seguido de morte (latrocínio) e lesão corporal seguida de morte.

Na estatística, em 2022 houve uma redução de 1,16% em homicídio doloso. Já os casos de roubo seguido de morte (latrocínio) contra mulheres tiveram queda 19,73%, os casos de lesão corporal seguida de morte sofreram diminuição de 4%. Em uma visão geral dos comparativos feitos dos anos 2000 para 2021, é possível observar o crescimento exponencial da inclusão feminina e também a redução de crimes e ampliação do atendimento para esse público.







Fonte: Contilnet
Tecnologia do Blogger.