Plantão

Blog do Ton: Gladson, o governador que nunca passou fome é o que mais valoriza os que precisam


Gladson durante entrevista para o site ContilNet Notícias/ Foto: ContilNet


Um lotado auditório e muita emoção marcaram o ingresso dos 54 novos professores que irão atuar na rede pública de ensino dos 22 municípios acreanos. Os novos professores contratados atuarão nas áreas de Educação Física, Geografia, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Química.

A aquisição representa um investimento de R$ 2.172.693,64 dos cofres do tesouro estadual, que está no azul. Novos profissionais devem ser chamados. Anunciado também, na mesma ocasião, o incremento de 14,95% aos profissionais do quadro.

O mais curioso é que esse olhar vem do mesmo governador que criou o Prato Feito, programa que não foi criado por quem diz que já sofreu. Gladson, na verdade, já viu sua condição econômica ser alvo de ataques, dentro e fora das campanhas, que visavam passar uma imagem de que ele está distante do pobre, o que foi provado — com ações e não com palavras — que não é bem assim.

Dia desses, durante uma entrevista, perguntei ao governador de onde surgiu essa ideia do Prato Feito. “Ton, eu nunca passei fome. Em 97, quando meu tio [o ex-governador Orleir Cameli] fez esse programa, eu ouvi um relato de um empresário que passou por esse tipo de dificuldade, e isso me marcou”.

“E, qual será o próximo passo? Digo, quando o Prato Feito chegar a todas as escolas?”, perguntei. A resposta estava na ponta da língua: “Aí eu vou ajudar as prefeituras a implantar o programa nas escolas municipais”.

Gladson está fazendo história. Desafiador será para quem o suceder. Parafraseando o jornalista Altino Machado: “Após mais quatro anos, será difícil o Acre ter um governador tão ansioso, entusiasmado, otimista e autêntico, ariano, prestes a completar 45 anos em 26 de março”.

COMPROMISSO CUMPRIDO

“Na última semana tivemos 79 novos professores convocados, hoje 54 tomando posse e mais 54 que devem ser convocados no decorrer do mandato. O processo vence em março, mas, esperamos que o compromisso seja cumprido”. Do excelente Aberson Carvalho, secretário da pasta de Educação, sobre novas contratações.

ROUBOS DE FIOS


Até que enfim ações efetivas no combate aos furtos de fios na capital. É celebrar o mínimo, mas faço questão de tomar nota. Esses roubos custaram caro.

BIBLIOTECA

Quem transita nos corredores da FEM garante que o episódio que mais chateou o governo — que foi o fechamento de uma biblioteca sem muitos esclarecimentos — foi justamente por causa de um desses furtos de fios. E o então presidente, o Correinha, nada pôde fazer porque essa justificativa seria na verdade uma denúncia da falta de segurança pública.

SIBÁ, CESARIO E GLEISI

Uma reunião em Brasília marcou encontro de Sibá Machado — o 01 dos governos do PT no terreno da educação federal — Cesario Braga e Gleisi Hoffman, presidentes regional e nacional do PT, respectivamente. Certamente a pauta não foi sobre o sexo dos anjos.

CARNAVAL

O certo é que o ano começa de verdade depois do Carnaval, e Cesario se movimenta para dirigir um importante órgão federal e, para isso, deve contar com a ajuda da companheira Gleisi. Cesario comandou o PT nos momentos mais difíceis. Merece seu lugar ao Sol.

VAGA DE VICE


Grande parte das candidaturas que surgirem às prefeituras será para cacifar vaga de vice. E se eu fosse muitos dos políticos que estão achando que podem ser prefeitos, pensaria justamente que é melhor uma vaga de vice na mão que uma de prefeito voando.

SÓ COM FRENTE AMPLA

Ney Amorim, Antônia Lúcia, Jenilson Leite, Marfisa Galvão são nomes que, apesar de terem votos, não decolam se não estiverem em uma frente ampla de partidos.

UNIÃO DA BANCADA

Se a BR-364 conseguir unir a bancada acreana, tal qual sonha a deputada Antonia Sales, essa estrada vira quase uma milagreira, algo digno de entrar para os livros de história.

INTERESSES ESCUSOS

A verdade é que a maioria dos políticos são movidos por interesses escusos, e nesse caso da BR, o máximo que pode acontecer é uma grande briga para saber quem será “o pai” da obra — isso se ela sair do papel.

CADÊ AS OBRAS?

Com exceção da capital acreana, nenhuma outra cidade toca uma obra mais voluptuosa. Cadê as obras?

SEM EXAGEROS

Gladson tem uma gigante base na Aleac, isso é um fato. Mas não podemos entrar no campo dos exageros. Edvaldo Magalhães não faz nada de errado em brigar contra pontos da base governista. Está cumprindo seu papel de oposição.

AULA PARA OS MAIS NOVOS


Aliás, algo que chama atenção é que, no término dos debates, o trânsito de Edvaldo com os demais parlamentares é muito bom, como sempre foi. Uma aula para os mais novos.

BATE-REBATE

– O Governo já pensa em ExpoAcre e ExpoJuruá (…)

– (…) Municípios que querem eleição folgada daqui um ano devem, também, reforçar sua agenda local.

– O Dericast, podcast do meu querido colega Alderian Campos, tem levado uns personagens curiosos para “abrir a caixa preta” em determinadas áreas (…)

– (…) Vale à pena acompanhar.

– A notícia de que Marina pode comandar um fundo ultra pomposo foi destaque primeiro aqui.

– Salário igual entre homens e mulheres na mesma função será alvo de lei apresentado por Lula (…)

– (…) Em pleno 2023 e as mulheres ainda precisam lutar por esse tipo de direito.

– Não ouvir Bolsonaro sobre os atos golpistas é uma opção?

– O que é mais difícil? Boi voar ou Petecão unido com Jorge Viana nas próximas eleições? (…)

– (…) Na política, tudo é possível!


ACESSE O BLOG DO TON E FIQUE POR DENTRO DOS BASTIDORES DA POLÍTICA ACREANA.




Fonte: Contilnet
Tecnologia do Blogger.