Plantão

Blog do Ton: Bolsonaro dá a Lula, de mãos beijadas, um protagonismo histórico




Em pouco menos de dez dias de 2023, duas cenas à la livros de história: a primeira, ‘o povo’ passando a faixa para um presidente. E a segunda, esse mesmo presidente descendo a rampa do Palácio com 27 governadores pela defesa da democracia.

Ligando o botãozinho do bom senso, e deixando de lado as paixões políticas, não precisa ser um expert no assunto para saber que o ex-presidente Jair Bolsonaro tinha tudo para ser um protagonista nesse processo, por conta de sua alta aceitação. Tem feito o caminho inverso.

Nunca se posicionou contrário ao atual governo, deixou o país, evita prestar contas ao povo — apesar de ser pessoa pública — e ainda dá declarações dúbias, usadas inclusive por fanáticos na hora de defender ações antidemocráticas. Aliás, perde-se qualquer razão quando levanta-se a defesa de qualquer coisa que coloque em risco o estado democrático de direito.

Enquanto isso, Lula segue reunindo em torno de si mais lideranças, colocou todos os governadores para marchar junto dele e estreita relação com os demais poderes. Vai vendo, Bolsonaro.

Entre nós

Lula seguiu de mãos dadas com todos os governadores em direção ao STF, em defesa da democracia. Na pandemia, esse povo todo de mãos dadas salvaria muitas vidas. Mães, pais, avós e filhos ainda estariam entre nós.

Bancada acreana


Se o deputado Gerlen Diniz (PP-AC) colocar o nome à liderança da bancada acreana, joga água no chopp do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). Alan Rick tem cinco votos: o seu, de Márcio Bittar e os três deputados do partido. Se Gerlen tivesse apenas o seu, sobrariam apenas mais quatro para o senador 100% popular.

Não é o único

Gerlen não é o único deputado do Progressistas que pensa em colocar seu nome no jogo. Pessoas próximas a Socorro Neri garantem que a parlamentar pensa com carinho sobre esse assunto.

Financiando problema


Se o Governo continuar dando, de forma desmedida, estrutura para tantos pré-candidatos à prefeitura de Rio Branco — e tantas outras também — estará financiando problema. Essa disputa promete.

Semáforo do Quinari

Um simples semáforo lá no Quinari tem sido alvo de discussões até na Câmara. O problema é apenas uma calibragem equivocada — a espera é interminável — que além de fazer com que uma gigante fila de veículos se forme, faz também com que a população ache que o problema é o semáforo propriamente dito, que serve — ou deveria servir — apenas para proteger a população e modernizar o sistema de trânsito.

Extremista de si mesmo


Estava conversando com um colega que gosta de frequentar as conversas políticas e fui surpreendido com o seguinte comentário: “A direita sem Bolsonaro está enfraquecida”. Eu confesso que tenho muita dificuldade em ver no ex-presidente traços da direita. Bolsonaro é um extremista de seus próprios ideais.

Repetiu

Após agredir o colega Ithamar Souza, durante os procedimentos de interrogatório, um bolsonarista acabou desacatando um tenente-coronel e recebeu voz de prisão novamente. O oficial estava acompanhando a operação que acabou com a prisão de 9 bolsonaristas. Errou e repetiu o erro.

Solidariedade

Aliás, deixo aqui registro de solidariedade ao colega Ithamar Souza em nome de todos os jornalistas agredidos por vândalos no exercício da profissão.

Lista VIP

Tem ex-primeira-dama, ex-BBB e primo do clã Bolsonaro. A lista VIP poderia ser da Farofa da Gkay ou de algum camarote do próximo carnaval, mas é dos participantes de atos antidemocráticos que depredaram o patrimônio público.

Sirva de lição

Que tudo que está acontecendo sirva de lição. A correta punição é o melhor gesto dado pelo poder público para que o passado sombrio que assolou o país, há não muito tempo atrás, não mais se repita.

Bate-rebate

– Depois que o Brasil presenciou o afastamento de um governador por causa das manifestações, membros da imprensa ficaram curiosos com um fato (…)

– (…) O governador Gladson Cameli acompanhou o mais perto possível a dissolução das manifestações do Acre (…)

– (…) Tá errado?

– No encontro com os governantes, que aliás contou com Mailza representando o Acre, Lula prometeu visitar cada estado.

– Especialistas dizem que essa questão dos manifestos não impacta muito o mercado (…)

– (…) Sem comentários.

– Tem gente guardando obra de gestões passadas para usar no planejamento de 100 dias!

– Pode isso, Arnaldo?

– O governador Gladson Cameli prometeu levar à sociedade o plano de gestão desses 100 dias (…)

– (…) Tem gente perdendo os cabelos da cabeça. Não disse o motivo.



Fonte: Contilnet
Tecnologia do Blogger.