Plantão

Ato bolsonarista por ‘retomada do poder’ é anunciado no Acre: “Vai ser gigante”


Manifestação em frente ao quartel do Exército em Rio Branco/Foto: Reprodução


Rio Branco está na lista das 25 capitais brasileiras apontadas por militantes bolsonaristas como locais em que deveriam haver novas manifestações do grupo de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, as quais estão sendo convocadas por grupos de WhatsApp três dias após os ataques violentos às sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Em função disso, houve reforço na segurança da Esplanada dos Ministérios. Em um banner, cuja mensagem principal convida para uma “mega manifestação nacional pela retomada do poder”, há endereços dos atos marcados para esta quarta-feira (11), em 25 capitais do país, entre elas Rio Branco.


Post foi espalhado nas redes sociais/Foto: Reprodução

Apesar de integrantes de grupos de direitas confirmarem o chamamento, há quem diga que a mensagem, na verdade, trata-se de fake news como forma de “armar uma cilada para identificar” os golpistas. “É fake. Não caiam na armadilha que pode identificar vocês”, disse um participante de um dos grupos bolsonaristas, em mensagens obtidas transmitidas em redes sociais.

Diante da possível nova tentativa de promoção de atos golpistas em Brasília, a Advocacia-Geral da União (AGU) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para informar sobre nova ameaça antidemocrática.

A AGU pede ao ministro Alexandre de Moraes a notificação de autoridades competentes, a identificação de veículos envolvidos, a prisão em flagrante de cidadãos que obstruam ou ocupem vias, bem como o bloqueio de contas no Telegram.


Tecnologia do Blogger.