Plantão

“Operação Ventríloquo”: Polícia deflagra operação para combate à sonegação fiscal e lavagem de dinheiro no AC e RO

Operação foi deflagrada pela Polícia Civil. Foto: Ascom

Nas primeiras horas desta segunda feira, 7 de março de 2022, a Policia Civil do estado Acre, com o apoio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ) e da Policia Civil do estado de Rondônia, deflagrou a 1ª fase da “Operação Ventríloquo”, dando cumprimento a 14 mandados de busca e apreensão, 04 mandados de prisão preventiva, sequestro de bens e valores, inclusive com o bloqueio de R$ 2,3 milhões em valores, nas contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas.


A ação teve seus desdobramentos nas cidades de Cacoal/RO, JI-Paraná/RO, Ariquemes/RO, Porto Velho/RO e Rio Branco/AC.

Essa primeira etapa da investigação conseguiu identificar um esquema estruturado de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e associação criminosa, a partir da constituição de pessoas jurídicas fictícias que tinham o único objetivo de acumular dívidas tributárias, através da aquisição de produtos que, desde 2018, eram revendidos numa rede de lojas de suplementos esportivos.

De acordo com o Diretor de Administração Tributária da Sefaz/AC, Israel Monteiro, a movimentação financeira das empresas foi algo em torno de 20 milhões de reais. O desequilíbrio econômico, sobretudo diante da reinserção do ativo criminal, propiciou um crescimento exponencial nos negócios das empresas.

Durante a ação policial, que contou com 50 agentes de Policia Civil, quatro delegados sendo um de Rondônia, deu cumprimento a 14 mandados de busca e apreensão, 04 mandados de prisão preventiva, 08 sequestro de veículos, R$ 2,3 milhões em valores bloqueados nas contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas , 8 pessoas jurídicas investigadas no Estado do Acre em Rondônia.

O nome da operação, “Ventríloquo” tem haver como modus operandi do grupo criminoso que se utilizava, a partir da constituição de pessoas jurídicas fictícias, como uma espécie “laranja” ou “ventríloquo” de que tinham o único objetivo de acumular dívidas tributárias, através da aquisição de produtos e sonegar os impostos fiscais, como uma espécie de fantoche.

O que significa o nome ventríloquo?

Substantivo masculino Indivíduo que pratica a ventriloquia, a arte de falar sem mexer os lábios dando a impressão que a voz vem de outra fonte (boneco, pessoa etc.), mas não de quem fala: alguns ventríloquos usam fantoche. adjetivo Relativo a ventriloquia: boneco fictício ventríloquo.

Fotos: Ascom








Fonte: ContlNet
Tecnologia do Blogger.