Plantão

Rio Jordão transborda e deixa centenas de desabrigados: cerca de 70% da cidade foi atingida

 Foto: Roseli Melo

O Rio Jordão que banha a cidade do Jordão, interior do Acre, transbordou e neste domingo (20) desabrigou dezenas de famílias. Prédios públicos estão sendo usados como abrigo. A prefeitura ainda não tem um número certo e nem a dimensão dos estragos provocados pela cheia do manancial que também recebe as águas do Rio Tarauacá.

Um dos primeiros bairros atingidos pelas águas, o Kaxinauwá, dezenas de famílias foram retiradas durante a tarde e noite de ontem. Na madrugada de hoje (21), homens da prefeitura e voluntários fizeram a remoção de outras dezenas que insistiam em ficar nas suas casas.




Fontes do AcreNews relataram que a única escola de ensino médio do município já não tem mais espaços para acomodar pessoas. Alguns prédios tanto do governo quanto da prefeitura podem ser usados para receber os atingidos. Em comunicado, a Prefeitura colocou à disposição a creche municipal e mais três escolas, no entanto, não há estruturas suficientes, de imediato, para socorrer a todos, cerca de nove mil habitantes.

A Defesa Civil está acompanhando a situação. O nível do manancial continua subindo e deve se elevar ainda mais por conta das chuvas que caíram nas últimas 24 horas. Na medição feita entre 22h deste domingo e 00h08m, às águas subiram 23 centímetros.

A Avenida principal do município foi tomada pelas águas. Veículos particulares e da prefeitura tiveram problemas para trafegar. O prédio da prefeitura fica na mesma avenida, numa parte alta, segundo os moradores, as águas devem também chegar nas próximas horas, caso continue a chover forte na região.

O prefeito da cidade, Naudo Ribeiro (PDT), deve decretar Estado de Calamidade nas próximas horas. O mesmo esteve toda a noite e parte da madrugada em reunião com os secretários e prestando ajuda aos moradores.

Fonte: acrenews
Tecnologia do Blogger.