Plantão

Presidente da Câmara acusa André Maia de retaliação

Vereador acusa prefeito de manobra política

Após a publicação da resolução n° 02/2017 no Diário Oficial do Estado do Acre criando uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Senador Guiomard, Jucimar Pessoa de Souza (PP), o parlamentar, que é acusado de quebra de decoro parlamentar, afirmou na manhã desta segunda-feira (24) que a investigação não passa de uma manobra política do prefeito da cidade, André Maia, em conlúnio com os vereadores da base de sustentação.

A resolução que resultará na instauração da CPI nos próximos dias foi assinada pelo vereador Magildo Souza (PP), vice-presidente do parlamento de Senador Guiomard. Na publicação feita no Diário Oficial não cita os motivos que desencadearam a investigação, resumindo-se a dizer que será para apurar fatos relacionados ao presidente da Câmara.

A reportagem da Folha do Acre entrou em contato com com o presidente da Câmara, Jucimar Pessoa de Souza, que afirmou que a investigação não possui qualquer base legal, que ele não cometeu nenhum ato que possa ser enquadrado como falta de decoro parlamentar e salientou que tudo não passa de uma manobra política para que o prefeito seja cada vez mais fortalecido.

“Isso é retaliação política, um contra ataque, foi encabeçado pela vereador Idarlete (PRB) que disputou comigo a presidência da Câmara e o vereador Pastor Uchoa (PSD), que é o líder do prefeito na Câmara. Estou confiante “, diz.

Outro vereador que afirma tratar de de uma manobra política é Celso Freitas (PSDB) que disse que o prefeito não está contente com a forma que Jucimar Pessoa conduz a presidência.

“Ele, o presidente, é um homem cauteloso, que respeita prazos, impõe limites, tudo dentro da lei para que a casa funcione sem influência de fora, mas isso não o torna popular. O motivo que elagam para a investigação é que ele demorou a responder uma solicitação, mas ele ainda tava dentro do prazo. Não houve nada de irregular”, diz.

O prefeito André Maia disse que não há qualquer tipo de manobra política para afetar o presidente da Câmara e frisou que não há nenhum tipo de interferência por parte do poder Executivo no Legislativo daquela cidade.

“Até onde eu sei esta é uma questão entre eles, os demais vereadores acharam indícios de irregularidades e optaram pela CPI. Assim como não fui eu quem pediu para iniciar também não posso pedir para pararem. Somos poderes harmônicos, porém cada um tem sua independência para trabalhar”, diz.

Texto e Fotos: Folha do Acre
Tecnologia do Blogger.