Plantão

Jovem de 25 anos quer ser o primeiro vereador cadeirante do Quinari



Deficiente Consciente: Conte-nos um pouco sobre sua história.

Josafá: Meu nome é Josafá Vieira nascido na cidade de Rio Branco em 24 de Janeiro de 1991, tenho 25 anos sou solteiro, sou membro da Igreja da paz a 2 anos, moro com minha mãe.

Em minha vida passei por algumas experiências profissionais. Nunca tive nada fácil. Tive uma infância pobre, mas meus pais me ensinaram a ser honesto e graças a Deus nessa matéria a minha nota é a máxima, caráter e dignidade nascem com a gente.

Sou um simples cidadão, mas com experiência de vida e alguns trabalhos já realizados. Não cai no conformismo e não quero que ninguém sofra o que sofri na busca de tratamento para amenizar dores e sofrimento.

Desde do meu nascimento fui uma pessoa com deficiência aprendi muitas coisas no dia a dia que faculdade nenhuma consegue ensinar. A minha faculdade é a faculdade do dia a dia, é a faculdade do contato direto com as pessoas que sofrem os problemas. A minha faculdade é ter vivenciado as mais diversas situações sem generalizar, mas sinto pena de muitas pessoas que se sentem “donos da verdade” com seus títulos, dizendo que tem doutorado... “tenho doutorado naquilo, sou PHD nisso…”. No discurso tudo é muito bonito, mas na realidade nada sabem. A técnica só é boa se for aliada a prática, uma coisa depende da outra. E para construirmos uma sociedade justa e para todos temos que estar afinados, juntar prática com teoria. Posso dizer que eu sou a prática em pessoa, sou o sentimento e as vontades daqueles que sofrem sem ter voz para reivindicar seus direitos. Mas também sou a teoria, a teoria adquirida na prática, formado pela “faculdade da vida”, faculdade essa que não emite diplomas.

Nessas eleições tomem cuidado para não votarem em títulos, papéis e lindos discursos.

Deficiente Consciente: O que motivou a concorrer a uma vaga na Câmara dos vereadores de Senador Guiomard?

Josafá: Certo dia precisei da ajuda da secretaria de assistência social em busca de conseguir uma cadeira de roda, pois a minha estava velha e para a minha decepção a secretaria não tinha nenhuma cadeira de roda para faze doação foi ai que eu pensei si aconteceu comigo acontecem com muitos foi ai que eu senti motivado para ser a voz na câmara de vereadores para ajudar as pessoas com todos os tipos de deficiência é o motivo principal que me levou a tentar ser vereador em Senador Guiomard.

A falta de prestação de serviços públicos voltados à população com deficiência é uma vergonha. Não aceito tantas leis sendo desrespeitadas.

No Brasil as leis só estão servindo de enfeite para serem incorporadas nos lindos e comoventes discursos dos nossos políticos e dos nossos “governantes”. Sou pré-candidato a vereador e peço as famílias Guiomarense que mi der a oportunidade quero ser vereador para poder cobra o cumprimento de todas as Leis de inclusão e de acessibilidade.

É inadmissível não ter acessibilidade nos equipamentos públicos e nos locais de atendimento ao público como hospitais, escolas, clubes, parques, cemitérios, bares, restaurantes, lojas, bancos e comércios em geral, transportes etc.

Quero ser o vereador mais fiscalizador que Senador Guiomard já teve. Sendo vereador de situação ou de oposição, não serei vereador para acobertar incompetência, irregularidades ou descumprimento de Leis por parte de ninguém, vou ajudar o prefeito seja ele quem for, mas não conte comigo para nada que venha contra os interesses da população.

Quando faço passeios e vejo crianças com deficiência brincando, acabo ficando muito triste em ver que o poder público não liga para essas crianças, pois se ligassem instalariam brinquedos acessíveis e adaptados para as nossas crianças com deficiência. Trabalharei por todos, mas as crianças com deficiência é prioridade em meus planos de atuação sendo vereador por Senador Guiomard.

Caso seja eleito, trabalharei visando melhorias para todas as regiões do município. Não concordo com essa divisão existente na política onde pessoas são eleitas para trabalhar por todas as regiões do município e não apenas por uma determinada região, isso sempre prejudica as administrações, todas as regiões do Município de Senador Guiomard podem contar com Josafa, serei vereador de todos.

Deficiente Consciente: Qual o seu partido?

Josafá: Meu partido é o PSB (Partido Socialista Brasileiro 40). Fui procurado por pessoas de outros partidos ditos “grandes”, mas me identifiquei mais com o PSB, conheci pessoas maravilhosas e muito respeitosas no PSB.

Deficiente Consciente: Você ainda não exerceu um mandato público. Quais as bandeiras e projetos que você defende, e o que pretende implantar, caso seja eleito?

Josafá: A primeira bandeira é trabalha com honestidade e respeito às pessoas.

Todos sabem que sou cadeirante sinto na pele as dificuldades lutarei pela dignidade da pessoa humana, e dentro dessas lutas minhas atuações principais são em defesa dos direitos das pessoas com deficiência e de pessoas COM mobilidade reduzida, luta a qual darei prioridade.

Acessibilidade é onde tudo começa, para tudo temos que ter acesso, sem chegar aos locais não teremos saúde, educação, qualificação, trabalho, lazer e socialização; irei cobra acessibilidade em tudo e acessibilidade para todos.

A luta pela inclusão social das pessoas com deficiência é uma das minhas bandeiras, mas o que não pode deixar de ser dito é que essa luta é e deve ser de toda a sociedade, visto que absolutamente ninguém está livre de vir a ser uma pessoa com deficiência ou pessoa com mobilidade reduzida, a qualquer instante ou momento de sua vida.

Quero desenvolver projetos junto ao segmento das pessoas com deficiência, a fim de conscientizar as pessoas que não tem deficiência, fazê-las entender que tudo o que for conquistado hoje pode livrá-las de um grande sofrimento no amanhã.

Deficiente Consciente: Você cobra muito das autoridades governamentais a questão da inacessibilidade arquitetônica, principalmente em Senador Guiomard. Se for eleito, quais serão as primeiras medidas que serão tomadas?

Josafá: Farei um levantamento geral sobre a falta de acessibilidade em Senador Guiomard, e por oficio cobrarei do poder executivo as correções necessárias. Caso não seja feito as correções, encaminharei todas as cobranças ao Ministério Público para que tomem as cabíveis e devidas providencias. Repito: sou pré-candidato a vereador e caso seja eleito sendo vereador de situação ou de oposição, não abrirei mão dos meus princípios. (Assessoria)
Tecnologia do Blogger.