Plantão

Guiomarense procura TV e denuncia suposta irregularidade em seleção de casas populares; “só tem gente com carro, casa”

Das 95 casas construídas, no município de Senador Guiomard (AC) por um programa habitacional, 86 já foram sorteadas. Porém, os critérios de seleção utilizados nos sorteios estão sendo questionados pelos munícipes.

O debate foi parar na TV Acre, afiliada da Rede Globo de Televisão. A repórter Débora Ribeiro foi até o bairro Chico Paulo para mostrar o “problema que está preocupando os moradores de Senador Guiomard”, como enunciou a apresentadora do telejornal.

“Os moradores daqui do município suspeitam da falta de transparência no processo de sorteio”, disse a repórter no material exibido.

Uma das moradoras que questionam a transparência é Maria Jesuína. Ela, que não via a hora de ser sorteada por ser mãe solteira de 4 filhos, não ter residência própria, ser doente – como consequência disto, não pode trabalhar - e possuir como única renda o Bolsa Família, nem ficou sabendo do sorteio que já aconteceu.

Reprodução/TV Acre

“Era pra ter sido um processo transparente e não foi. Era pra ter colocado um carro na rua, anunciando o dia e o local do sorteio. Isso não aconteceu. Nenhum foi. Soubemos do sorteio por boca de terceiros e quando chegamos lá, já haviam dado as casas para (sic) todo mundo”.

Das mais de 2000 inscrições realizadas, dona Maria conta a reportagem da TV Acre que as famílias contempladas não se enquadram no perfil que o programa habitacional procura.

“Gente que tem carro, casa. Se for preciso citar nomes de pessoas eu cito e se for preciso levar na casa da pessoa eu levo. E nós, que não temos nada, somos simplesmente uns sem tetos”.

A Prefeitura informou que as casas não foram sorteadas e que critérios socioeconômicos forma levados em consideração. O Secretário de Comunicação da Prefeitura, Gilberto Moura, falou ao vivo com a reportagem do telejornal e disse encarar com naturalidade as denúncias dos moradores, já que apenas 80 dos mais de 2000 inscritos foram beneficiados com o programa.

Clique aqui e veja a reportagem do Acre TV e a denúncia de dona Maria
Tecnologia do Blogger.