Plantão

Programa “Balde Cheio”: alunos de Zootecnia do IFAC visitam fazenda no Quinari

visita fazenda_um

Aproveitando o recesso escolar para realizar visitas a projetos que estejam relacionados à área de atuação, os alunos do curso de Zootecnia do Instituto Federal do Acre – IFAC/Câmpus Sena Madureira, participaram nesta quinta-feira, 7, de uma visita à Fazenda Vitrine, pela parte da manhã, e de uma palestra com o pesquisador da Embrapa-Pecuária Sudeste, Arthur Chinelato.

O objetivo da visita a fazenda, que fica localizada na Estrada de Senador Guiomard, de acordo com o coordenador do curso, prof. Marcelo Helder, foi que os alunos do 3º período de Zootecnia conhecessem o programa “Balde Cheio”, que a Secretaria de Estado de Agropecuária, em parceria com a Universidade Federal do Acre – UFAC e Embrapa-Pecuária Sudeste, estão desenvolvendo em três fazendas do Estado, na área da Pecuária Leiteira.

visita fazenda_tres

A visita à Fazenda Vitrine, de propriedade de Carlayde Rodrigues, foi acompanhada pelo professor Eduardo Mitke, dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da UFAC, e do médico veterinário Marcelo de Castro e Assis, que coordena o programa “Balde Cheio”, no Estado de Rondônia. O assessor especial do governo do Estado, Fernando Melo, que está acompanhando o programa, esteve presente durante a visita.

Os alunos conheceram o programa de capacitação técnica e de produção intensiva de leite que está sendo implantado no Estado. O programa visa preparar mão de obra para atuar no setor, carente de profissionais das áreas de Medicina Veterinária, Zootecnia, Engenharia Agronômica e Técnico Agrícola.

O prof. Eduardo Mitke destacou a importância da visita, tendo em vista que os futuros profissionais estarão atuando na área. “Há uma carência de profissionais para atuarem neste mercado e, por este motivo, a visita pode estimular os alunos a ingressarem nesta atividade após a formação”.

Durante a visita técnica o coordenador do curso Marcelo Helder explicou que as “guias de campos”, reflete uma atividade que complementa as aulas teóricas, e fez questão de lembrar que o prof. Ederson Silveira, que ministra aulas no curso, estava acompanhando a visita. “Este é o momento em que os alunos que já tiveram aulas teóricas completem os conhecimentos com as atividades práticas, através da vivência da assistência técnica”.

visita fazenda_doisAs alunas Marina Marie Bento Nogueira e Michele Souza de Lima disseram da importância das visitas que vem sendo realizadas pela coordenação do curso. “Aqui aprendemos mais e conhecemos a cadeia produtiva, além da interação que temos com quem já atua na área”, disse Marina Marie. Já Michele Lima enfatizou que as visitas mostram como funciona o mercado de trabalho do profissional de Zootecnia.

Palestra – No período da tarde, os alunos participaram de uma palestra realizada no auditório do IFAC/Câmpus Rio Branco. O palestrante foi o pesquisador da Embrapa-Pecuária Sudeste, Arthur Chinelato, que apresentou o programa “Balde Cheio”, desta vez com experiências realizada em outros Estados.

pallestraum
Ele abordou temas como manejo de vacas, quadro de gerenciamento de reprodução e salas de ordenhas que são desenvolvidos durante o programa. Ele está no Acre para fazer uma avaliação da metodologia e dos resultados da Fazenda Vitrine, que está participando do programa há um ano.

Assessoria
Tecnologia do Blogger.