Plantão

ZPE de Senador Guiomard está em estágio avançado e será elogiada em Fórum


A área alfandegada espera chegar a 100 mil metros cúbicos/mês de equipamentos até o fim do ano, afirma diretoria

Durante o III Fórum Brasileiro de ZPEs, que ocorrerá no Ceará, no próximo dia 22 de novembro, o município de Senador Guiomard será destaque.

É que, de acordo com informações, a Zona de Processamento e Exportação (ZPE) do município está em estágio avançado. Informações dão conta de que provavelmente será a primeira ZPE do Brasil a entrar em funcionamento.

Abaixo você confere um trecho do site Diário do Nordeste, que destaca o estágio de obras da ZPE do Quinari:




Fórum

A ZPE Ceará será a experiência modelo a ser apresentada durante o III Fórum Brasileiro de ZPEs, que ocorrerá no Ceará, no próximo dia 22 de novembro. Realizado a cada dois anos pela Associação Brasileira de ZPEs (Abrazpe), o evento ocorrerá no auditório da Cearáportos, em São Gonçalo do Amarante, e terá como tema "O aperfeiçoamento do marco regulatório e a efetiva implantação das ZPEs brasileiras". "É muito significativo que o fórum ocorra aqui, pelo momento que estamos vivendo na ZPE Ceará, que é a primeira em operação do Brasil", destaca o diretor-presidente da ZPE Ceará.

De acordo com o presidente da Abrazpe, Helson Braga, o fórum irá discutir os procedimentos, problemas e soluções vivenciados no processo de implantação das ZPEs brasileiras.

O diretor-presidente ressaltou ainda que "as ZPEs constituem um dos mais importantes programas de desenvolvimento atualmente em implantação no País. Duas ZPEs já foram alfandegadas pela Receita Federal - as de Senador Guiomard/AC e do Pecém/CE - e a perspectiva é de que várias outras alcancem este estágio, ao longo do próximo ano. A complexidade dos procedimentos requeridos para colocar uma ZPE em funcionamento - até pelo fato de que se trata de um assunto novo entre nós - recomenda uma ampla discussão e troca de experiências com aquelas que mais avançaram nesse processo", avalia Braga.

Diário do Nordeste
Tecnologia do Blogger.