Plantão

Programa Nacional de Banda Larga lançado por Governo e Telebras beneficiará Senador Guiomard, saiba como

ministro_das_comunica____esO ministro destacou ainda que a proposta também é ofertar o serviço da fibra ótica para empresas privadas. Foto: O Rio Branco

O ministro declarou que estava muito contente por ser sua primeira visita ao Acre

Os usuários do serviço de internet gratuita do governo do Estado, o Floresta Digital, terão um ganho de qualidade no serviço prestado em um período de 40 dias. A novidade foi anunciada pelo ministro de Comunicações, Paulo Bernardo, e pelo presidente da Telebras (Telecomunicações Brasileiras), Caio Bonilha, durante o lançamento, no Acre, do Programa Nacional de Banda Larga, realizado na Biblioteca Pública, nesta quinta-feira, 3.
O ministro declarou que estava muito contente por ser sua primeira visita ao Acre. “Eu não poderia deixar de vir, porque nós conseguimos construir a fibra ótica da Telebras de Brasília ao Acre. Portanto, nós hoje estamos conectados. A ideia é levar para outros municípios essa fibra, que vai acrescentar muito em capacidade de internet para o Estado do Acre. Vamos melhorar a conexão do Floresta Digital”, afirmou.
O ministro destacou ainda que a proposta também é ofertar o serviço da fibra ótica para empresas privadas, pequenos provedores, para que o cidadão interessado tenha em casa sua internet particular.
“Isso é um fator de desenvolvimento. As pessoas vão ter acesso à informação, os estudantes poderão fazer seus trabalhos escolares. Se a pessoa não tem internet ou o sinal é fraco, evidente que isso se torna uma deficiência, mas a fibra ótica será um fator de desenvolvimento para o Acre”, completou Paulo Bernardo.
Avanço para a inclusão digital pelo Floresta Digital
Tião Viana, governador do Estado, pontuou que o ministro das Comunicações trouxe ao Acre um grande passo para a política de inclusão digital do Brasil.
“O governo da presidente Dilma tem tido essa preocupação de promover a inclusão digital. Hoje o nosso Floresta Digital atende com 70 megabytes (MB) durante o dia e 155 MB durante a noite, mas nos próximos dias aumentará para um gigabyte. A população vai ter a oportunidade de receber uma melhor qualidade no serviço”, disse o governador.
Tião Viana lembrou que o Ministério das Comunicações auxilia o governo no trabalho dos Telecentros. “Em 80% dos municípios, o ministério banca telecentros para a juventude, para as políticas de inclusão digital. Bujari e Senador Guiomard serão beneficiados por essa nova qualidade com a banda larga da Telebras. É uma grande conquista para o Acre”, concluiu.
A chegada da banda larga popular
Caio Bonilha afirmou que a chegada da fibra ótica e banda larga da Telecomunicações Brasileiras ao Estado é um passo importante. “O governo federal nos colocou o desafio de levar o Programa Nacional de Banda Larga a todos os Estados brasileiros, independentemente de sua localização. Para nós, então, esse é um passo importantíssimo. Nós entendemos que esse é nosso papel e estamos cumprindo aqui mais uma etapa dele, fazendo chegar aos acreanos a banda larga popular a preços acessíveis”, acrescentou.
Autoridades celebram avanço na inclusão
O evento, que formalizou a chegada da fibra ótica de banda larga da Telebras ao Estado, contou com a presença do senador Aníbal Diniz, dos deputados federais Perpétua Almeida e Sibá Machado, do prefeito da capital, Marcus Alexandre, do deputado estadual Jamyl Asfury, da procuradora adjunta do Ministério Público do Estado (MPE), Kátia Rejane, do presidente do Tribunal de Contas (TCE), Valmir Gomes, do assessor especial do governo em Brasília e coordenador do Floresta Digital, Carlos Rebello, e do secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelo Minghelli.
Aníbal Diniz, senador pelo Acre e um dos interlocutores do Estado no governo federal na ampliação da inclusão digital no Acre, comemorou a conquista. “Ela [conquista] tem um significado todo especial para os usuários do Floresta Digital. Isso alimenta o projeto que o governo tem para expandir a inclusão digital. O que é algo muito bom para quem precisa da internet para seus trabalhos, suas pesquisas, para conectar-se com o mundo”, observou.
Marcus Alexandre disse que os investimentos que estão chegando ao Estado, principalmente à capital, mostram que a cidade está organizada e preparada para receber investimentos. “Isso é fruto de um trabalho que vem sendo executado pela Frente Popular, nas gestões de Jorge Viana e Angelim. Fico feliz em ver que a Telebras está colocando esse serviço à nossa disposição”, declarou.
Lançamento de empresa de internet e TV a cabo
Antes de lançar o Programa Nacional de Banda Larga no Acre, o ministro Paulo Bernardo, Caio Bonilha, o governador Tião Viana e o senador Aníbal Diniz participaram do lançamento da empresa NET no Acre.
A empresa comercializará  em Rio Branco serviços de internet e TV a cabo, assegurando aos clientes acreanos serviços semelhantes aos ofertados nas regiões Sul e Sudeste.

O Rio Branco.net
Tecnologia do Blogger.