Plantão

Governador do Acre entrega 90 tanques de resfriamento para produtores leiteiros, Guiomarenses também são contemplados


Governador do Acre entrega 90 tanques de resfriamento para produtores leiteiros
Tião Viana e Lourival Marques entregam tanques de resfriamento (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Uma cadeia estratégica de investimentos tem sido executada no Acre nos últimos três anos para dar mais força à economia rural. Entre as ações então investimentos em maquinário para elevar a qualidade da cadeia produtiva do leite. Nesta segunda-feira, 23, foi dado mais um passo importante no setor durante o ato em que o governador Tião Viana e o secretário de Produção, Lourival Marques entregaram 90 tanques de resfriamento para produtores de leite.


“São mais de 15 cadeias produtivas no Acre e a do leite não poderia ficar de fora dos investimentos do governo, por meio da Seaprof. Para a compra desses tanques foram investidos R$ 2,3 milhões beneficiando diretamente o produtor rural que já vive uma vida sofrida e trabalha com o gado leiteiro”, observou o secretário de Produção.


O governador Tião Viana ressaltou que a produção de leite é uma das atividades rurais que gera mais empregos e renda. “Essa é uma ação de governo muito forte para o produtor que antes coletava o leite, mas não tinha onde armazenar, não tinha como escoar sua produção durante o período de inverno. Com as câmaras de resfriamento o produtor tem estabilidade, ele coleta o leite porque, armazena no tanque e o leite não estraga. Isso garante mais renda e emprego no campo”, comentou Tião Viana.


Laticínio seguro


O dirigente da Cooperativa Leiteira do Acre (Coopel), Francisco Correia da Silva, o Chichico, declarou que a entrega dos tanques representa um grande fortalecimento da cadeia produtiva leiteira.


“Isso é tecnologia avançada chegando aos produtores que a partir de agora terão capacidade de se programar para a retirada do leite, fazer duas ordenhas porque o tanque dá a condição segura ao leite do produtor que poderá passar vários dias estocados sem nenhum problema sanitário que cause riscos aos consumidores”, frisou o dirigente.


Chichico revelou que a expectativa da Coopel é de aumentar ainda mais a produção no Estado, principalmente na região das cidades de Senador Guiomard, Brasileia e Rio Branco. “Temos a expectativa de ver crescer entre 70% a 100% a mais do que é registrado na produção atual”, acrescentou.


Os deputados Jammyl Asfury e Astério Moreira notaram que o governo tem feito investimentos em diversos setores para beneficiar o homem do campo, mas também tem investido em outros setores para melhorar a qualidade de vida da população do Estado.


“O governador está presente em todo o Acre com investimentos que mudam a vida de quem trabalha, mas também daqueles mais pobres”, disse Astério Moreira.


Da Agência de Notícias do Acre
Tecnologia do Blogger.