Acre investiga cinco casos suspeitos de sarampo e monitora avanço da doença na Bolívia
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou, nesta segunda-feira (21), um novo boletim sobre a situação do sarampo no estado. Segundo o informe, 20 casos suspeitos foram notificados até o momento. Desses, 15 já foram descartados e 5 permanecem em investigação.
Dados são da Secretaria de Estado de Saúde/Foto: Reprodução
Apesar dos registros recentes, o Acre segue sem casos confirmados da doença desde o ano 2000, mantendo-se livre do sarampo há mais de 20 anos.
Distribuição dos casos suspeitos por município:Cruzeiro do Sul: 2 em investigação, 2 descartados
Rio Branco: 1 em investigação, 2 descartados
Brasiléia: 2 em investigação, 1 descartado
Porto Acre: 2 descartados
Feijó: 1 descartado
Sena Madureira: 2 descartados
Epitaciolândia: 2 descartados
Assis Brasil: 2 descartados
Cobija (Bolívia): 1 descartado (caso notificado em Rio Branco)
Fronteira em alerta
O aumento de casos na Bolívia, país vizinho ao Acre, acendeu um alerta nas autoridades sanitárias brasileiras. Segundo dados recentes, a Bolívia já confirmou 148 casos de sarampo, tem 1.302 em investigação e 1.154 descartados.
A maioria das ocorrências está concentrada no Departamento de Santa Cruz de La Sierra, região que faz fronteira com o Brasil e possui intenso fluxo de pessoas com o estado do Acre — fator que eleva o risco de reintrodução do vírus.
A Sesacre reforça a importância da vacinação e da vigilância ativa como medidas fundamentais para manter o estado livre da doença.
Fonte: contilnetnoticias