Cerca de 100 mil aposentados no Acre podem ter sido vítimas do golpe do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificou cerca de 100 mil aposentados e pensionistas no Acre para que verifiquem possíveis descontos irregulares em seus benefícios. A medida busca combater fraudes cometidas por associações que, sem consentimento prévio, realizam cobranças mensais através da folha de pagamento dos beneficiários.
Caso identifique alguma cobrança suspeita, é possível solicitar a devolução dos valores/Foto: Reprodução
O caso veio à tona após o aposentado João Cláudio Bento Gomes, morador de Cruzeiro do Sul, denunciar descontos realizados por entidades que ele desconhecia, como a Associação Brasileira de Aposentados, que estaria retirando R$ 13 mensais de seu benefício. Outro exemplo é a Master Previdência de Benefícios, que realizou desconto sem autorização e sequer consta no histórico da vítima.
De acordo com denúncias recebidas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feijó, muitos dos notificados são pescadores e trabalhadores do interior, alvos frequentes desse tipo de golpe. A Federação de Pescadores do Acre estima que cerca de R$ 85 são descontados mensalmente de milhares de aposentados sem qualquer justificativa legal.
O INSS orienta que quem recebeu a notificação deve acessar o aplicativo Meu INSS ou ligar para o número 135 para verificar a origem dos descontos. Caso identifique alguma cobrança suspeita, é possível solicitar a devolução dos valores e registrar denúncia na plataforma Fala.BR ou junto à Ouvidoria-Geral da União (CGU).
A operação integra o esforço nacional para combater fraudes previdenciárias. Até o momento, mais de 473 mil segurados em todo o país já contestaram descontos considerados indevidos.
Com informações da A Tribuna
Fonte: contilnetnoticias