Câmara aprova uso obrigatório de Pix como forma de pagamento no transporte público
A Câmara Municipal de Rio Branco aprovou por unanimidade, durante sessão de quarta-feira (14), o projeto de lei que determina a obrigatoriedade do uso do sistema Pix como meio de pagamento no transporte público da capital acreana. A proposta, de autoria do vereador Samir Bestene (PP), agora segue para sanção do prefeito Tião Bocalom.
Linha de ônibus do Calafate em Rio Branco/Foto: Reprodução
O objetivo da medida é ampliar o acesso da população ao transporte coletivo, oferecendo mais praticidade ao usuário. Com a nova regra, as concessionárias e permissionárias do serviço municipal deverão disponibilizar o PIX como alternativa ao dinheiro em espécie ou cartões de transporte.
Durante a sessão, Bestene ressaltou que o projeto acompanha as transformações tecnológicas pelas quais a sociedade vem passando, citando o uso massivo do PIX por milhões de brasileiros.
Proposta é de autoria do vereador Samir Bestene/Foto: Reprodução
“Nada mais justo do que permitir que o cidadão possa pagar sua passagem com o celular, de forma prática, segura e sem depender de dinheiro trocado. Essa é uma medida que traz inclusão, agilidade e respeito ao usuário do sistema público de transporte”, afirmou o vereador.
Se sancionada, a nova legislação estabelecerá um prazo para que as empresas se adaptem às exigências.
Fonte: contilnetnoticias