Plantão

Câmara desafia Bocalom e pauta criação da Guarda Municipal em nova audiência pública

A Câmara Municipal de Rio Branco aprovou, na manhã da última terça-feira (6), por unanimidade, um requerimento do vereador Samir Bestene (PP) que propõe a realização de uma audiência pública para discutir a criação da Guarda Municipal na capital acreana.

A audiência deve ocorrer na segunda quinzena de maio / Foto: ContilNet

A proposta, segundo o parlamentar, busca não apenas debater o tema com órgãos de segurança pública, mas também sensibilizar o prefeito Tião Bocalom (PL), que já declarou publicamente ser contrário à criação da guarda.

A audiência deve ocorrer na segunda quinzena de maio vai reunir representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública e Gabinete Militar do município.

“É uma forma da gente amadurecer essa ideia, de escutar os agentes de segurança, de buscar respaldo técnico e institucional para mostrar a importância da Guarda”, explicou Bestene.

Proposta é de autoria do vereador Samir Bestene/Foto: Reprodução

O vereador destaca que Rio Branco está entre as poucas capitais brasileiras que ainda não possuem uma guarda municipal. “Ontem mesmo, em Porto Velho, nossa vizinha, foi aprovada a criação da Guarda por lá. Aqui, a gente ainda vive essa resistência”, disse.

Bestene lembrou ainda que, desde fevereiro deste ano, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) garante poder de polícia às guardas municipais, permitindo sua atuação ostensiva em espaços públicos como praças, escolas, unidades de saúde e parques.

A movimentação para retomar a discussão sobre o tema contrasta com a posição já manifestada por Tião Bocalom, que chegou a afirmar à imprensa local que, enquanto estiver à frente da Prefeitura, não permitirá a criação da Guarda Municipal. Mesmo assim, o vereador acredita que ainda é possível reverter a posição do gestor.

“Quando a gente escuta as forças de segurança, percebe que há uma necessidade real. Já conversei com a Polícia Civil e com a PM, e ambos reconhecem a importância dessa força para a capital. A pauta da segurança pública precisa ser tratada com seriedade e com quem entende do assunto. E é notório que a população de Rio Branco já precisa disso”, afirmou.




Tecnologia do Blogger.