Plantão

BLOG DO TON: Gladson com Cesário, Alan Rick e governistas, Boca com Alysson: ExpoAcre tem clima de Natal


Foto: Luciano Tavares


A foto é do meu amigo Luciano Tavares, numa calorosa noite de quarta-feira (2), lá pelas bandas do Parque de Exposições que é palco da ExpoAcre, maior feira de negócios do Acre. Mostra Alan Rick, atual senador, abraçado com Gladson Cameli, governador, e Mailza Assis, atual vice-governadora que era senadora e disputava reeleição, disputando por um tempo a preferência do eleitorado com Rick enquanto pré-candidato.



Foi uma churrascada em clima de Natal. Quem estava lá, ao melhor estilo Noite Feliz, garante que a situação se repetiu diversas vezes durante a feira. Dentre as cenas que este humilde colunista presenciou — além da franciscana churrascada — estão os abraços e beijos entre Gladson e Cesário Braga, ex-presidente do PT e superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Acre e o clima ameno — como sempre, aliás — entre Tião Bocalom e Alysson Bestene, que disputam a mesma legenda para ir às próximas eleições municipais com roupa de candidato-frente-ampla.



O clima paz-e-amor poderia durar para sempre, mas tudo indica que não. Cesário estará de um lado; e, se Alysson e Boca não entrarem em um consenso, podem estar em lados distintos também. Alan ainda se ajeita no Governo, enfrenta resistências. E quer ser candidato a governador, mesmo interesse que pode ter Mailza, atual vice-governadora que conta com total aval de Gladson. Mas vamos aproveitar o clima de festa e deixar essas equações de terceiro para futuros momentos.


CESÁRIO



Aliás, há de se admirar a diplomacia de Cesário. Esse tipo de atitude se espera de uns — que arrotam diplomacia — e vem de quem se menos imagina, um militante que é abertamente radical. Boa, Cesário.


MARCUS ALEXANDRE




Querendo disputar a prefeitura de Rio Branco, nem sinal de Marcus Alexandre pelas bandas do parque de exposições. Falta de vontade? De tempo? Orgulho? Só ele pode dizer. Perde chance de estar perto das pessoas.


NÃO FOI POR FALTA DE SAUDADE



Falta de saudade do povo não é. Mas não foi por falta de saudade que ele não marcou presença em fatos passados, como a triste enchente.


BALBÚRDIA




Anunciando aos quatro cantos Chagas Romão como presidente do MDB em Rio Branco, o MDB soltou nota convocando os membros do município para uma discussão — com nota assinada por… Wiliandro Derze. O MDB é uma balbúrdia.


ALIÁS…



O partido precisa de uma oxigenação nos seus quadros. Derze é mais jovem, merece uma chance.


QUEM TIVER CHANCE DE GANHAR




Em entrevista ao ContilNet durante a ExpoAcre, o governador Gladson Cameli deixou claro quem apoiará nas eleições: aquele que, dentro do seu ninho, tiver mais — ou seja, reais — chances de ganhar.


SE RESOLVAM



Sobre a disputa interna entre Alysson Bestene e Tião Bocalom, que disputam a legenda do governador para ir às eleições como o candidato a prefeito dessa sigla, Gladson crava: “Se resolvam”.


MAIS O QUE FAZER



Gladson está certo em não adiantar esse tipo de discussão. Tem mais o que fazer. O verão está chegando.


ALIÁS…




Outro que está certo é o prefeito Bocalom. Já está na frente em pesquisas, também não adianta discussões — apenas quando o perguntam se ele é candidato à reeleição — e está deixando a cidade com uma nova cara. Será com trabalho, e não com fatos políticos, que subirá ainda mais sua popularidade.


BOM TER VICE



Sobre Mailza, Gladson não economizou nos elogios: “Como é bom ter vice”.


BATE-REBATE 



• Falando em churrascada, o primeiro pedaço do governador foi oferecido a Alan (…)



• (…) Se for como o primeiro pedaço dos bolos de aniversário, eles sempre são servidos às pessoas mais especiais.



• A SEAD desistiu de um pregão milionário de R$ 85,2 milhões (…)



• (…) Após o TCE apontar indícios de superfaturamento de R$ 60 milhões.



• O governador Gladson Cameli vai encontrar com Lula e outros presidentes da América Latina em um encontro (…)



• (…) Trata-se da Cúpula da Amazônia, marcada para acontecer nos próximos dias 8 e 9 de agosto, em Belém, no Pará.



• Gladson quer tratar de infraestrutura, algo caro aos olhos do executivo federal (…)



• (…) Melhor ir preparando uma pomposa cesta de produtos Miragina.



• Falando no governador, ele afirma que é cedo para discutir os candidatos do governo, mas que não pode adiar tanto para não acontecer o mesmo erro do último ano (…)



• (…) Será que esse prazo já existe internamente?




ACESSE O BLOG DO TON E FIQUE POR DENTRO DOS BASTIDORES DA POLÍTICA ACREANA.




Fonte: OPalaciano
Tecnologia do Blogger.