BLOG DO TON: Bancada acreana pode ganhar fatia mais gorda no Governo Lula e novo PAC entra no jogo
Os deputados do PP e Republicanos — que no Acre são 5 de um total de 8 parlamentares — estão querendo fechar o cerco para que o governo federal defina, com mais brevidade, seus lugares à sombra.
Informações de Brasília dão conta de que essa fatia já estuda atrasar as votações referentes ao novo PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, que deu envergadura a Lula no passado e agora será trunfo para 2026 em regiões onde precisa melhorar popularidade — como Sul e Sudeste.
É que os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) não aguentam mais aguardar a definição de Lula para saber em qual sala se acomodam — e que bolo terão para dividir com os colegas do Acre e outros estados.
Além dos ministérios — ainda a definir — a Caixa, com cargos federais no Acre, Funasa, com gordo orçamento, entraram no jogo para abrigar, além desses dois partidos, o União Brasil. Correios também. Parece que ainda é pouco.
JOANA D’ARC
Ela fez muito, muito barulho. Acumulou falas polêmicas e controversas. Foi amada e odiada. E usou sua voz de forma potente para veicular seus ideais e aquilo que defendia. Não há dúvidas de que Joana D’arc Valente Santana foi notada nessa sua passagem à Terra. Que descanse em paz.
ICMS ZERO
O contador, ex-secretário de Finanças e deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos) propôs, em entrevista ao Bar do Vaz, no AC24H, zerar o ICMS para que os empresários do Acre tenham mais condições de gerar circulação de capital na próxima ExpoAcre — e propôs também que esses mesmos empresários toquem a feira, a exemplo do que acontece fora do Acre.
REFERENDOU
Mais tarde, Gladson Cameli — em entrevista ao mesmo site — referendou o posicionamento de Tadeu, revelando interesse em tornar realidade esse tipo de incentivo.
FALANDO EM GLADSON…
Não vou tirar mérito do quão bom é ter um governador mais próximo da massa, sem filtros, que não sente necessidade de titubear para ter aprovação — aliás, a aprovação dele vem do caminho inverso. Mas, quando vejo pautas como procedimentos estéticos se sobressaindo a pautas importantes, de muito interesse do povo, eu penso que temos algo a refletir.
O FOCO
Pauta leve oxigena, traz entretenimento e é legal. Mas não é o foco.
PASSOU DA HORA
Longe de mim questionar e criticar o trabalho das instituições envolvidas, mas já passou da hora de o Acre ter, de fato, uma estrutura de situação para prever, antecipadamente, atipicidades como cheia e seca. Isso só é “previsto” quando literalmente está acontecendo!
ALYSSON BESTENE
Assisti pedaço da entrevista do coordenador da ExpoAcre e secretário Alysson Bestene no programa Papo Informal, do meu amigo Luciano Tavares, e fiquei observando um pouco a postura de Bestene. Dentro da elite governista, ele é chamado até de “meu prefeito”. Mas o povão o desconhece de forma quase unânime.
NAS GRAÇAS DO POVO
Alysson está se esforçando. Não sei quem o aconselha. Se quiser subir nas pesquisas, ser de fato competitivo, precisa cair nas graças do povo. Exemplo em casa tem, o popular Gladson Cameli. E o trabalhador Bocalom, que não sai dos bairros com seu voluptuoso programa de recuperação de vias.
NÃO PODE
Sobre os eventos religiosos dentro da feira, Alysson poderia ter escorregado melhor. Preferiu dizer que “qualquer religião pode”. Não, secretário, não pode. As reuniões do Palco Gospel acontecem antes da feira, foi planejado. Consultei representantes de outras religiões e nenhuma delas afirma ter sido chamada a nada.
PRECISA DE AJUDA
Alguém precisa instruir Petecão. Ele corre contra o tempo para mostrar trabalho, decidiu até investir nas redes sociais, busca se aproximar do governo federal, mas as ações não tem refletido em sua popularidade. O senador poupar — que não está tão popular assim — precisa de ajuda.
NÃO É MAIS TÃO EFICIENTE
Políticos precisam entender de uma vez por todas a importância da comunicação; e parar de procurar produtoras apenas em tempos de campanha. A velha forma de conquistar os votos não é mais tão eficiente por si só. Ou alguém imaginaria um político como Flaviano Melo perdendo uma eleição?
BATE-REBATE
• É importante uma TV pública com a qualidade da EBC no Acre (…)
• (…) Mais informação para quem precisa.
• Só precisa chamar atenção. Coisa que nem todo veículo faz e deveria fazer. Afinal, falta de canal não é.
• Nessa ExpoAcre, o que mais se vê é secretários e chefes de autarquias livres e soltos, aparecendo em programas, matérias (…)
• (…) Algo quase que impossível nos governos do PT. Toda comunicação do governo era centralizada na figura do governador e os únicos autorizados a falar eram os secretários de Comunicação (…)
• (…) Que tinham quase status de chefe da Casa Civil (…)
• (…) Aliás, você lembra do nome de algum chefe da Casa Civil dos governos passados?
• Se em 2024, a vaga do vice será guardada a sete chaves para alianças aos 45 do segundo tempo (…)
• (…) Há quem aposte que as vagas de senador nas próximas eleições, que são duas, possuam o mesmo papel (…)
• (…) E dentro dessa conjuntura, as sub-vagas de vice e suplentes. Tudo para aglutinar vários grupos em um só!
ACESSE O BLOG DO TON E FIQUE POR DENTRO DOS BASTIDORES DA POLÍTICA ACREANA.
Fonte: OPalaciano