Plantão

Acre apresenta mais de mil possíveis casos de dengue em março, diz relatório da Fiocruz


O mosquito Aedes aegypti é o principal transmissor de dengue, zika e chikungunya em regiões urbanas do Brasil — Foto: João Paulo Burini/Getty Images via BBC



O começo do mês de março de 2023 foi marcado por chuvas intensas em todas as regiões do Acre, neste período, é importante estar em alerta para as doenças que proliferam através da contaminação da água, em especial as arboviroses, como a dengue.

Segundo a última semana epistemológica da FioCruz, o estado do Acre aparece como uma das poucas regiões com números altos de incidência da doença pelo número de habitantes, através dos relatórios municipais.

Ainda conforme o relatório, apenas na última semana, com a data final de referência de 19 de março, foram mais de mil possíveis casos da doença e 11 municípios acreanos apresentam-se como propícios para a proliferação.

 
Foto: Reprodução

Embora os casos de dengue estejam em alta, outras arboviroses como o zika vírus e a chikungunya não deram indícios de incidência no Acre. No entanto, as fortes chuvas, como a registrada nesta quinta-feira (23), que alagou diversos pontos da cidade, são perigosas para a população, de acordo com a Chefe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/AC), Débora do Santos.

Ela explica que “a água do rio quando chega até as casas, traz consigo todo o esgoto que é descartado no rio Acre, por isso a água já chega contaminada. O risco dos casos de doenças é grande, além de acidentes com animais peçonhentos e não peçonhentos que ocorrem”, salienta.







Fonte: Contilnet
Tecnologia do Blogger.