Plantão

PF no Acre prende angolano foragido e acusado de fraude milionária contra a Caixa




No fim da noite desta quinta-feira (23), a Polícia Federal cumpriu mandado de prisão preventiva, expedido pela 3ª Vara Federal de Criminal do Rio de Janeiro, em desfavor de um angolano acusado de diversas fraudes contra a Caixa Econômica Federal.

A prisão do estrangeiro de 44 anos, que estava tentando fugir do país, ocorreu na cidade de Assis Brasil, no Acre, localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, o Peru e a Bolívia.



A ação é desdobramento de operações deflagradas em abril de 2020 e novembro de 2022 pela Unidade de Análise de Dados de Inteligência Policial da PF no Rio de Janeiro contra organização criminosa acusada de fraudes cometidas para a consecução de saques e transferências junto à Caixa, lesando os particulares e a instituição bancária. Além disso, foram identificadas fraudes em detrimento ao auxílio emergencial.

Até o momento, as investigações indicam prejuízo estimado em mais de R$ 1.500.000,00 (um milhão e meio de reais) e centenas de vítimas.

Em razão da tentativa de fuga do Brasil, o angolano preso portava U$ 2.309 (dois mil trezentos e nove dólares) e R$ 314,00 (trezentos e quatorze reais), além de cédula de identidade de estrangeiro falsa.

A ação de captura do foragido decorreu da pronta ação dos policiais federais do posto de controle da fronteira de Assis Brasil/AC, da Delegacia de Epitaciolândia e da Adidância da Polícia Federal no Peru, contando com o apoio do 5º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Acre.

O preso foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Epitaciolândia, no Acre, para as formalidades decorrentes da prisão judiciária e, posteriormente, será transferido para a Superintendência Regional da PF no Rio de Janeiro, momento no qual será encaminhado ao sistema prisional fluminense.










Fonte: Contilnet
Tecnologia do Blogger.