Plantão

Pela primeira vez, Ufac forma turma de 40 alunos no curso de jornalismo


Colação de grau do curso de jornalismo da Ufac. Foto: Dhárcules Pinheiro



O curso de jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac), pela primeira vez, formou 40 novos jornalistas. A cerimônia, que aconteceu na última segunda-feira (13), no Teatro Universitário da Ufac, reuniu graduandos que ingressaram entre 2010 a 2018. Ao todo, foram 40 alunos, sendo 36 em colação coletiva e 4 em colação especial.

Para a professora e coordenadora do curso, Tatyana Lima, a colação de grau é sempre um momento importante para o curso e nos últimos anos houve uma média de 20 a 30 alunos de turmas diferentes colando grau.

“A colação de grau é sempre um momento importante para o curso, especialmente por estarmos vivendo um momento de grande evasão nas universidades federais devido ao momento pós-pandêmico. Então, é um momento de alegria e dever cumprido. Temos a certeza de que estamos devolvendo à sociedade profissionais capacitados e aptos a cumprirem suas funções”, explica Tatyana, que também foi escolhida como patronesse da turma.

A coordenadora falou ainda que o grande número de formandos ultrapassou as médias dos anos anteriores. “Isso nos alegra muito pois formamos alunos ainda da grade antiga e, claro, também muitos alunos da turma regular de 2018”, disse ao ContilNet.
Tatyana recebendo uma homenagem das mãos da graduanda Dry Alves. Foto: Reprodução

Para Renato Menezes, o juramentista da turma e aluno que recebeu a láurea acadêmica, prêmio concedido ao aluno com as melhores notas, “é de uma importância extrema para o jornalismo acreano ver 40 pessoas formando de uma vez só”.

“Primeiro porque é uma profissão que requer sim, capacitação e zelo para ser exercido. Nós lidamos com pessoas, com situações, e nossa voz enquanto profissionais tem muito poder de afetar diretamente a vida cotidiana das pessoas. Ver tanta gente se formando é ter a certeza de que o mercado de trabalho está recebendo profissionais com plena competência para atuar em qualquer área possível do jornalismo”, acrescentou Renato ao ContilNet.


Renato recebendo láurea acadêmica pelas mãos do vice-reitor Josimar Ferreira. Foto: Reprodução

Tatyana afirmou que é satisfatório ver a evolução, a persistência e dedicação de todos que chegaram até o momento da colação. “Como professora, pude dar aulas para todos os atuais formandos, agora colegas de profissão, desde a grade antiga até a grade atual. Estou orgulhosa de cada um, pois sei que a caminhada foi longa e muitos pensaram em desistir algumas vezes”.

Questionado sobre a premiação de Láurea Acadêmica, Renato relembrou o período da pandemia de Covid-19 e a falta das aulas presenciais. “A pandemia acabou sugando mais de 1 ano de vivência acadêmica presencial, mas acho que o possível foi feito para que nós pudéssemos ter a melhor formação possível dentro dos limites, e até tendo que lidar com aulas online, que era novidade pra nós que não estávamos acostumados. Sobre ser laureado, foi uma honra imensa porque é a prova de um esforço que começou lá em 2018, quando eu me inscrevi no Sisu. Como eu disse, nada foi fácil e nada veio de mão beijada. A gente tem que abdicar de algumas coisas, conciliar outras, mas no final, sempre vale a pena”, disse.

Curso de jornalismo

Criado em 2001, o curso de jornalismo da Ufac já formou diversos profissionais, desde a primeira grade curricular, que moldou as aulas até o ano de 2015, quando ainda se chamava Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo. A partir de 2015, houve uma reformulação na grade curricular, tornando Bacharelado em Jornalismo e moldando as aulas, incluindo as novas mídias nas disciplinas. Nesta cerimônia de colação de grau, houve formandos da grande antiga, até 2015, e da grade regular.

Confira fotos da cerimônia:
















Foto: Dhárcules Pinheiro



Fonte: Contilnet

Tecnologia do Blogger.