Plantão

Chico Mendes será homenageado por escola de samba, no Rio de Janeiro




Escola Porto da Pedra leva à Avenida enredo sobre a defesa da Amazônia; Filha de Chico Mendes e viúva do indigenista Bruno Pereira estarão ao em carro alegórico.

Falecido há 35 anos, assassinado em Xapuri a 22 de dezembro de 1988, o líder sindical Chico Mendes será um dos homenageados em desfile da Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra na Sapucaí. A escola desfila na madrugada deste domingo (19), na Série Ouro do Carnaval 2023, com transmissão ao vivo pela TV. A homenagem será a defensores e defensoras da Amazônia,

Além de Chico Mendes, o desfile vai lembrar a religiosa Dorothy Stang, assassinada há 18 anos em Aapu, no sul do Pará, e o jornalista inglês Dom Phillips e o indigenista Bruno Pereira, assassinados há oitos meses na região do Vale do Javari, também na Amazônia, com o enredo “A Invenção da Amazônia: Um delírio do imaginário de Júlio Verne”.

A escola Unidos do Porto da Pedra já foi lembrada e comparada por carnavalescos que conheceram o Acre, como o falecido Fernando Pamplona, ao time do Rio Branco Futebol Clube por envergar as cores vermelho e branco. A sede da Escola está localizada no município fluminense de São Gonçalo.

Em 2023, a Escola vai levar para a avenida um samba enredo evocando os espíritos das matas e das águas, os animais como protetores do meio ambiente, além de abordar a cultura com suas regionalidades e riquezas. No desfile dedomigo, estará a filha mais velha de Chico Mendes, Angela Mendes, herdeira da causa do pai, além da esposa de Dom Phillips, Alessandra Sampaio. As duas estarão no último carro alegórico como parte das homenagens às pessoas que deram suas vidas pela preservação das florestas e dos povos.

Boa parte do enredo do Porto da Pedra é cantada na língua Kanamari, grupo indígena que habita o oeste do Amazonas, o qual ficou conhecido com a divulgação do vídeo do indigenista Bruno Pereira cantando a canção que conta a história de uma mãe arara chamando seus filhotes para lhe dar comida no bico.

Veja trechos do samba do enredo>
[…]Os xamãs, caboclos e pajés
“Dom” de proteger seringueiras
matintas “Pereiras”, “Chicos” e “irmãs” desse lugar
A missão mais deslumbrante por esse rio-mar
Warrãna-rarae, Warrãna-rarae,
Mari-nawa-kenadêe
Ecoam tambores na floresta[…]




Fonte: Contilnet
Tecnologia do Blogger.