Plantão

Blog do Ton: Michelle Melo, liderança do Governo na Aleac e o que significa a escolha de Gladson


Michelle Melo. Foto: Yago Ayache/ ContilNet


Desde que foi noticiada na imprensa a notícia de que foi convidada a ser líder do Governo na Aleac, tenho visto uma Michelle Melo (PDT-AC) mais ‘na dela’. Especialmente na posse dos deputados, chegou, trocou algumas palavras com pares, e no quesito imprensa ficou mais reservada. Não sei se por conta de tudo que tem acontecido, desse boom que a levou da Câmara à Aleac – ou se receosa com as reações do convite do governador.

No segundo dia, Michelle discursou como líder do Governo, de fato e de direito, recebeu elogios do seu antecessor Pedro Longo (PDT-AC) e do governador Gladson Cameli (PDT-AC) e falou abertamente sobre a missão, dizendo em outras palavras que continua a mesma e que fará críticas quando preciso.

Michelle entendeu a importância e desafio de sua nova missão. Já engrenou a marcha, fez um discurso coerente e dentre os compromissos de sua quinta-feira (2), designou uma equipe para ir à Secretaria Adjunta da Mulher (Seamd) colocar o seu mandato à disposição das políticas voltadas às mulheres. E tem acompanhado, com vontade genuína, o caso de Eliane Rosita, parlamentar do município de Bujari que sofreu violência em plena sessão da Câmara.

Essa é uma atitude gigante e ao mesmo tempo sensível. Primeiro porque mostra que sua preocupação, há alguns dias atrás, não foi apenas para criar um fato político. E segundo porque chancela que a deputada está atenta às promessas do governador durante a campanha. Michelle começou com o pé direito. E Gladson também, porque demonstra que fez boa escolha.

PESO

Só o fato, isoladamente, de termos uma líder do Governo – a primeira mulher da história nessa posição por aqui – traz um peso gigante. Quando se tem uma parlamentar com a delicadeza de Michelle então, é algo a se comemorar.

CINCO MANDATOS

“Ainda não tenho a habilidade para discursar do nosso colega Edvaldo Magalhães, mas também ainda não tenho cinco mandatos”. Do deputado Fagner Calegário durante seu primeiro discurso do ano na Aleac.

‘DE SURPRESA’

O ponto engraçado da primeira sessão solene ficou por conta do convite da sessão de sexta-feira (3), destinada a empossar o primeiro suplente do PDT Marcus Cavalcante. Para os mais desavisados, foi a deixa de que o deputado Luis Tchê volta à Seprod como titular da pasta. O público que foi pego ‘de surpresa’ não segurou a risada.

O PROBLEMA É ESTRUTURAL

Conversando com um amigo que é muito prestigiado ali pelas bandas do MDB, e que tenho aliás muita admiração e respeito, me foi dito que a vitória de Rogério Marinho — que prometia o impeachment de Alexandre de Moraes — seria a “salvação do Brasil”. Esse é um problema estrutural. E quando os problemas são estruturais, as soluções não podem considerar apenas o curto prazo.

NÃO DÁ

Então, nesse caso, não dá para pensar na prisão do “Xandão” como o remédio que vai curar o Brasil de uma crise no judiciário. Se ele realmente for esse calo, sua prisão representa no máximo um band-aid.

NÃO ESCONDE

Quem transita próximo do senador Márcio Bittar (UB-AC) não esconde que o senador vê com preocupação o fato de que centenas de milhões de reais, destinados ao Acre via emendas parlamentares, podem ir para ‘o ralo’ caso haja falta de traquejo técnico por parte dos executivos na hora da tramitação e execução.

OUTROS QUINHENTOS

Esse assunto é quase um consenso nos bastidores, mas ter coragem para falar é outros quinhentos.

ALAN RICK

É o nome do novo coordenador da bancada acreana. Foi aclamado por consenso geral entre os presentes, sete deputados e dois senadores. Em um dia, foi empossado senador e, no outro, se tornou o líder da bancada. Quando se tornar o vice-líder do seu partido no Senado pode pedir música no Fantástico pelas três consecutivas bolas dentro.

LUIZ GONZAGA

Conhecido como o deputado que nunca altera o tom de voz, Luiz Gonzaga é o novo comandante dos trabalhos legislativos. Ele quer fazer história e dar continuidade ao bom trabalho que a Mesa fez nos últimos anos, sob a condução de Nicolau Júnior.

CONCURSO E REFORMA

Em entrevista, o deputado afirma que pretende pensar em um concurso para a Casa do Povo, além de uma ampliação estrutural.

BATE-REBATE

– “Todos caladinhos” (…)

– (…) De um membro do PSD sobre os vereadores que cometeram infidelidade partidária.

– “Vai ter aquela ação na justiça?”, perguntei (…)

– (…) “Sim!”. Assim mesmo, cravado.

– Nada mais disse, nem foi perguntado.

– Clodoaldo Rodrigues, deputado estadual, tem sido muito atiçado nos corredores da Aleac para participar das eleições no Juruá daqui dois anos (…)

– (…) Essa eleição promete!

– Ao renunciar o mandato de senador, Marcos do Val colocou a boca no trombone (…)

– (…) São tempos difíceis para Bolsonaro e o bolsonarismo.

– O ex-presidente acredita que foi traído e que Marcos do Val fez jogo duplo com o ‘Xandão’.





Fonte: Contilnet
Tecnologia do Blogger.