Plantão

Blog do Ton: Bocalom vai realizar ‘sonho dos anos 80’ do legislativo da capital acreana



“Ter uma sede própria é um sonho desde os anos 80, e que até agora esteve paralisado”. O comentário é do ex-vereador Helder Paiva, sobre a assinatura da ordem de serviço que garante o início das obras da sede própria da Câmara de Rio Branco. A primeira etapa do empreendimento é orçada em mais de 11 milhões de reais (R$ 11.374.732,60), sendo mais de 10 milhões (10.374.732,60) vindos de recurso próprio, além de 500 mil reais de emenda parlamentar do senador Sérgio Petecão, mais 500 mil reais de emenda parlamentar da então senadora Mailza.

O ex-vereador hoje tem importância na outra ponta: dentro da prefeitura, é um dos parceiros de Valtim José, atual secretário-chefe da Casa Civil municipal, e tem como missão justamente dialogar com os vereadores para garantir a harmonia entre os poderes. Esse diálogo é fundamental. Em que pese os poderes serem independentes, algo inclusive que Bocalom deixa claro em seus discursos, os trabalhos possuem o mesmo beneficiário: o povo. “Nós temos uma convivência tranquila, saudável. O objetivo é sempre buscar o melhor para o povo, e até aqui tem sido um sucesso”, destaca Helder.

Helder dá a Valtim a segurança de décadas de experiência com política, para tratar a relação com o legislativo. E como em todo time, que joga com um só objetivo, essa relação trará um belo fruto, que é essa nova sede. Bocalom ajuda essa atual legislatura a entrar para a história.

VALTIM JOSÉ

A condução de Valtim José na Casa Civil não pode passar em branco. É um gestor que não é muito próximo dos holofotes, mas que nos bastidores luta para manter uma boa harmonia entre prefeitura e legislativo, além de funcionar como uma ponte entre todos os membros do primeiro escalão do executivo municipal. É um aliado de longas datas do prefeito.

SEM ESTRELISMO

Quando montou seu primeiro escalão, Bocalom tinha uma preocupação visível: trazer para seu entorno pessoas de sua confiança, companheiros de longas datas, que não trabalhassem por projeções, visando terceiras intenções, ou fossem picados pelo mosquito do estrelismo.

AILTON OLIVEIRA

Um desses é o jornalista Ailton Oliveira, que acompanha o prefeito lá dos tempos de Acrelândia. Ailton, além de ser um profissional que desfruta da admiração dos grandes nomes do jornalismo, tem implantado continuamente uma série de melhorias para que o trabalho da prefeitura chegasse a mais pessoas. Sem puxar a sardinha para os meus colegas da comunicação, não tenho receio de apontar esse esforço como um dos pilares fundamentais que culminaram num aumento da popularidade de Bocalom.

PONTO

Na região de fronteira, fiscalizações do Procon e policiamento ostensivo garantiram a normalidade na venda de combustível. Aquela região é diretamente afetada pela crise do Peru, por ser área de fronteira. Ponto para os envolvidos.

EDUARDO RIBEIRO

Foi o nome convidado por Petecão para assumir a executiva municipal do PSD. Levando em consideração que todas essas forças políticas já pensam em 2024, não tenho dúvidas de que esse convite não é figurativo.

COBRAR DE PERTO

Luiz Gonzaga prometeu cobrar de perto tudo que for necessário à recuperação da BR-364. Essa é uma luta de tempos do deputado. Como presidente da Aleac, não tenho dúvidas de que essa continua sendo uma luta de seu mandato.

GLÓRIA MARIA

Um dos nomes mais incríveis do jornalismo nos deixou. Neste fim de semana, foi destaque em todos os sites acreanos quando teve um vídeo resgatado, onde falava do nosso estado com muito carinho. Tive o prazer de conhecer Glória em uma premiação que fiz parte da coordenação. Ela deixa um legado impossível de ser esquecido.

FORÇAS E RÁPIDA MELHORA

O Blog estima forças e rápida melhora ao bispo Dom Joaquín Pertiñez, da Diocese de Rio Branco. Repasso o pedido de membros da igreja, para que orem pela rápida recuperação do pároco.

ATÉ O TUTANO

Atualmente, o MDB dentro da Aleac faz parte de um bloco independente. Pode ser assim para sempre? Talvez não. O partido designou o ex-prefeito Tanízio Sá para ser o líder da legenda na Aleac. Tanízio, como gosta de dizer, é Gladson até o tutano.

DESESPERADO

Dizem que atrás do pobre corre um bicho, e ninguém sabe como esse bicho é. Nos bastidores, uma figura que perdeu tudo nas últimas eleições tem andado desesperado por alguns espaços e prometendo aquilo que nem tem para fazer prefeitos nas próximas eleições. Um prefeito disse ao Blog que recebeu uma proposta milionária para o próximo ano. Perguntei qual a fonte pagadora, e recebi o silêncio como resposta.

NEM O VENTO


Não adianta: quem tem moral em Brasília é quem está com mandato federal vigente. Sem mandato, nem o vento bate nas costas, já diziam os mais sábios.

BATE-REBATE

– O Bar do Zé do Branco foi ponto de encontro de dois ‘macacos velhos’ da política acreana (…)

– (…) Senador Petecão e Edvaldo Magalhães!

– Será que dividiram a mesma panelada? Uma fonte que estava no local garante que o prato – apesar de ser muito prestigiado – não foi a principal pauta.

– Outro que encontrou-se com Petecão foi Jenilson Leite. Festa na Tenda Amarela!

– As pessoas que criticam as notícias de ‘mundo cão’ e as fofocas de celebridade são as mesmas que colocam esses conteúdos nos mais vistos em vários sites (…)

– (…) Não existe mais essa coisa démodé de dizer que esse tipo de pauta não figura entre os públicos mais qualificados. Estamos em 2023.

– O governador Gladson Cameli irá liderar a comitiva do Acre na 13ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (…)

– (…) Curioso para saber como se portarão outros estados, tidos como mais bolsonaristas.

– Ser a líder do Governo foi a forma mais inteligente de Michelle Melo se posicionar dentro das conjunturas políticas que estavam desenhadas (…)

– (…) Não perdeu o seu protagonismo.

– Com o início dos trabalhos no legislativo, não tenho dúvida maior: o que fará essa bancada independente. E como.

– “É, então (sic) vamo ter que fazer um curso pra aprender a ser oposição” (…)

– (…) Agnaldo Ribeiro, deputado do PP, quando descobriu que o partido seria oposição ao Governo Lula (…)

– (…) É, nobre deputado. Fique tranquilo que desse curso Vossa Excelência não deve precisar.




Fonte: Contilnet
Tecnologia do Blogger.