Plantão

Blog do Ton: Detalhes das novas secretarias do Governo do Acre, que terá segunda reforma administrativa


Foto: Diego Gurgel

Como parte das ações que traçam um maior alinhamento entre o Governo do Acre e Governo Federal, a nova reforma administrativa desenhada pelo Palácio pode contar com três novas secretarias: Turismo, Mulher e Esportes. Todas as pautas em concordância com a esfera federal.

A proposta pode chegar ao parlamento a qualquer momento. E deve servir para, inclusive, abrigar os novos aliados, com conversas ainda em fase de andamento com as secretarias de Articulação e Casa Civil.

Nos corredores do Palácio, há quem garanta que os partidos possam, sim, indicar nomes para as futuras composições. Desde que atendam aos critérios estabelecidos pelo governador Gladson Cameli (PP-AC), que passam por perfil técnico e planejador, diplomacia para melhor exercer os trabalhos e, claro, estar subordinado ao Governo e não a padrinhos.

Nenhuma dessas secretarias, de acordo com informações preliminares, possui um favorito – ou favorita – aos olhos do governador. Palpites?

PETECÃO

Durante rápido encontro com o senador Sérgio Petecão (PSD-AC), o governador Gladson Cameli (PP-AC) iniciou uma rápida conversa. De acordo com quem estava próximo, Gladson disse que quer contar com o senador 100% popular.

ESTÃO CERTOS

A bancada federal está certa em lamentar que não foram, ainda, procurados por Gladson para as conversas visando composições. Acalmem os vossos corações. O ano só começa depois do Carnaval. E depois da data festiva, ouvi dizer que o governador baterá de porta em porta.

TEM TEMPO

Para essas conversas, ainda há tempo; afinal, os mandatos começaram agora em fevereiro. Agora, quem não tem muito tempo são os secretários que possuem 100 dias para planejar, executar e mostrar resultados. Tem secretário que ainda está em busca de consolidar indicadores do ano passado.

AINDA ESTÁ NO PP

Algo que achei, no mínimo, curioso: uma informação dá conta de que o prefeito Valdélio havia solicitado desfiliação do PP para ir para o PSD, após costura com Piyãko, mas se perdeu no meio do caminho. Fonte segura me diz que ele ainda não é um filiado do partido de Petecão. Será que a desfiliação do PP também se perdeu?

DOMINGO


Nos corredores da Tenda Amarela, garante-se que o prefeito deve ter uma conversa de pé de orelha com o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) para resolver essa questão. Felizmente, pelo menos para ele, a história está sendo tratada como um leve equívoco. O ex-prefeito Isaac Piyãko (PSD-AC) teria dado recebido na ficha de filiação com a ausência de alguma documentação.

FACA

Caldeirão em ebulição na política de Mâncio Lima. Após secretários das pastas de Educação, Obras e Saúde entrarem na berlinda por terem apoiado outros candidatos diferente da determinação do prefeito Isaac Lima de apoiar a reeleição de Gladson – apoiando, respectivamente, Jorge Viana, Petecão e Jorge Viana – mudanças foram publicadas no Diário Oficial.

DANÇA DAS CADEIRAS

Na pasta de Educação, entra um indicado do deputado federal Roberto Duarte. O secretário de Obras muda de pasta, vai para Meio Ambiente. Foi rebaixado, visto que a pasta de Obras nesses municípios é uma das mais importantes. E, na pasta de Saúde, só não houveram mudanças por falta de um nome para substituição.

EPITACIOLÂNDIA

Vereador Messias (PT), Daniel Dorzila (MDB), Vereador Diojino Guimarães (MDB), Everton Soares (UB), Hiamar Pinheiro (UB), Chiquinho Chaves (PSD), Prof. Soares (sem partido), José Ronaldo (sem partido), e atual prefeito Sérgio Lopes (PSDB): esses são alguns dos postulantes à prefeitura de Epitaciolândia.

TODO MUNDO QUER

“Quando uma gestão vai mal, todo mundo quer ser candidato”. O comentário não é meu, mas de um amigo jornalista que figura lá pelas bandas do Alto Acre.

FERNANDA HASSEM


Muita gente quer saber o que deve definir a prefeita Fernanda Hassem (sem partido) para as próximas eleições, tanto em se tratando de Brasiléia como em se tratando de Epitaciolândia. Se sua pré-candidatura à prefeitura da cidade vizinha vier a se tornar realidade, já nasce líder, tal qual aquela marca de refrigerantes.

BATE-REBATE

– Será que algum ex-membro de governos do PT vai ter coragem para questionar a nova reforma administrativa? (…)

– (…) É esperar para ver.

– Vendo a forma como se comportam os ditos ‘direitistas’ do Acre, é óbvio que, se depender do quesito união, não deve demorar muito tempo para que percam o poder.

– Engana-se quem pensa que o governador Gladson Cameli é bobo (…)

– (…) Está observando tudo… e todos…

– O Carta Capital destacou que o Acre faz parte da lista de 14 estados que possuem secretarias que cuidam dos Direitos Humanos (…)

– (…) Mesmo sendo um estado tido como bolsonarista.

– A excelente presidente do Detran, Taynara Martins, disse que o órgão deve distribuir 20 mil CNHs sociais até 2026 (…)

– (…) O que esse órgão se tornou na mão dessa mulher é algo a ser estudado.

– Projetos sociais, desburocratização e até dinheiro empenhado para diminuir as filas de cirurgias. Isso é inédito.



ACESSE O BLOG DO TON E FIQUE POR DENTRO DOS BASTIDORES DA POLÍTICA ACREANA.



Fonte: Contilnet
Tecnologia do Blogger.