Plantão

Blog do Ton: O que realmente importa para Paula Mariano, secretária da Sesacre?


Lembra do período de campanha, onde diversos políticos prometiam projetos voltados à inclusão, como a criação de um centro que cuidasse das pessoas com deficiência? Pois é. Esse centro existe.

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) Frei Paolino Baldassari fica ali atrás do Into e, assim como sua localização, seu trabalho também é um pouco escondidinho. A convite da secretária Paula Mariano e da jornalista Wania Pinheiro, que luta por essa causa desde que descobriu que seu netinho é autista, conheci o centro. E fiquei impressionado com o que vi.



Ali, mais de 1300 pacientes recebem os mais variados tipos de atendimento: médico, psicológico, fisioterapêutico e com as mais diferentes metodologias. Todos os momentos, ali, pessoas voltam a andar, ouvir, se recuperam de sequelas da covid e recuperam um pouquinho de suas vidas, muitas vezes perdidas por conta dos problemas que as vezes são acometidos.

Esse trabalho, chefiado pela dra. Paula e gerido pela dra. Sóron Steiner sob determinação do governador Gladson, não somente é lindo como coloca o Acre em primeiro lugar em vários aspectos, como por exemplo ser o primeiro estado a realizar, de forma itinerante, atendimentos às pessoas com deficiência do interior do estado.

Cuidar da saúde das pessoas é, também, entender que nem sempre quem precisa terá acesso aos grandes centros. Mesmo assim, a saúde precisa chegar lá. Falando em saúde que chega às pessoas, essa semana a agência estatal comemorou que o Saúde Itinerante Especializado chegou, pela primeira vez, a todos os municípios do Acre. Em 20 anos de criação do programa. Foram mais de 8 mil pessoas beneficiadas e mais de 30 mil atendimentos realizados.

Com tanto trabalho e à frente de uma das mais complexas secretarias do Estado, quase não sobra tempo para dra. Paula fazer política, algo quase que essencial para quem permeia nos altos escalões. Eu digo “quase” porque o que importa mesmo, no caso da Sesacre, é salvar a vida das pessoas — e como o próprio governador disse durante campanha, essa foi sua maior obra nesse governo.

Para continuar lendo a matéria basta clicar aqui.

Fonte: ContilNet
Tecnologia do Blogger.