Plantão

Descubra quais aparelhos desligar à noite para economizar MUITA energia


Sabemos que a conta de energia no Brasil é uma das mais altas do mundo, especialmente porque vez ou outra nós enfrentamos algumas dificuldades por causa das tarifas extras provenientes da seca e da estiagem que o país viveu em 2021. Já que a maioria das nossas usinas são hidrelétricas, elas ficam mais fracas sem um fluxo de água.

Dessa forma, se faz necessário usar outras fontes de energia que são mais caras mais poluentes. Sendo assim, o consumidor final é quem acaba pagando a conta… literalmente.

Sabendo disso, os brasileiros sabem que devem tentar economizar o máximo de energia elétrica que for possível, ou seja, evitar exageros. Há muitas maneiras de fazer isso, mas uma super importante é tomar muito cuidado com aparelhos elétricos em casa.

Embora o chuveiro e as luzes acesas à toa causem um impacto direto na conta do mês, muito do desperdício vem do uso de aparelhos de forma incorreta. Quais são os esses aparelhos elétricos e como utilizá-los de forma adequada? É exatamente isso que nós vamos abordar hoje, então fique atento às orientações que vão te poupar dinheiro.

Ar-condicionado

Vamos então começar falando de um dos grandes vilões da conta de luz? É claro que, dependendo de onde você morar, usar um é quase que um investimento para o bem-estar, mas ainda é importante saber dosar o uso!

Por quê? Ele pode aumentar muito os números da sua conta. Para se ter uma ideia, ele pode chegar a ser responsável por 6% do consumo médio geral de energia. Acredite ou não, mas isso é muita coisa.

Aquecedor de água elétrico

Assim como o ar-condicionado, este aparelho pode até ter uma utilidade muito específica, mas só durante o frio. Não tem jeito? Use! No entanto quando o clima permitir que você o desligue, faça isso mesmo, pois ele pode adicionar uma boa quantia extra à conta desnecessariamente.

Máquina de lavar louça

Ninguém quer pôr as mãos em água gelada para lavar louça no inferno ou mesmo colocar a mão em pratos engordurados, certo? Sendo assim, acabamos tentamos evitar isso principalmente por meio da lavadora de louça. O problema é que ela gasta bastante energia, especialmente porque muitas lavam com água quente.

O recomendado é usar esses aparelhos apenas em dias frios ou para louças muito sujas. Se formos utilizá-las para todas as refeições que fazemos, pode ter certeza que isso será sentido no seu bolso mais na frente.

Há também um alerta para o uso excessivo de aparelhos como a Airfryer, fornos elétricos e até algumas torneiras elétricas que esquentam, têm água filtrada e liberam outros líquidos, como água com gás. Nada da exagerar!



Fonte: nahoradanoticia
Tecnologia do Blogger.