Plantão

Primeiro semestre de 2022 registra 148 acidentes de trânsito com postes no Acre


Um levantamento realizado pela Energisa aponta que, somente no primeiro semestre de 2022, 148 ocorrências de trânsito com postes foram registrados no Acre. Desses ,98 em Rio Branco e nove em Cruzeiro do Sul.

Ainda segundo a concessionária, o mês com o maior número de batidas foi março, com 67 ocorrências. O total de ocorrência é de 24,6 acidentes por mês.

O coordenador de Segurança da Energisa, Marcelo Martins, destaca que, além do impacto da batida, que pode ter grave consequências para os ocupantes dos veículos, esses acidentes oferecem risco de choque elétrico, tanto para quem se acidentou, como para quem está nas proximidades.
Continua depois da publicidade

“São inúmeros os prejuízos causados pelos acidentes envolvendo postes, mas um dos mais graves é o risco de choque elétrico, ainda mais se o poste cair por cima do veículo ou envolver rompimento de cabos. Por isso, a orientação é que em casos de acidentes envolvendo postes, todos permaneçam dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar todos os procedimentos necessários com a máxima segurança”, orienta.

Marcelo alerta também que quem passar perto da colisão, deve manter distância da rede elétrica e, por questões de segurança, não deve se aproximar de postes ou fios caídos em nenhuma circunstância, especialmente para filmar ou fotografar o acidente, evitando assim que outros riscos e acidentes aconteçam.

O coordenador diz, inclusive, que dependendo da situação o dano à rede é tão grave que é necessário trocar mais de um poste, o que prolonga o tempo de interrupção aos clientes afetados, já que a substituição de um poste pode levar entre 4h e 8h, a depender da localidade e acesso, tipo e quantidade de estruturas e equipamentos envolvidos.

Vale ressaltar, que em situações de colisão, o condutor é responsável pelo ressarcimento dos custos envolvendo a manutenção da estrutura e equipamentos danificados.

Tecnologia do Blogger.