Plantão

INSS: o que sabe até agora sobre o 14º Salário?

Agência da Previdência Social; INSS — Foto: Divulgação

Segurados do INSS seguem aguardando promessa de concessão do 14º salário do INSS. Nos últimos meses, o governo federal vem debatendo a possibilidade de pagar um abono extra pela previdência. A medida, no entanto, tem sido barrada sob a justificativa de falta de verba. Entenda.

A liberação de um 14º salário pelo INSS é um assunto em pauta desde o ano de 2020. Com a primeira antecipação do abono natalino, parlamentares passaram a questionar a necessidade de manter uma mensalidade extra no mês de dezembro, no entanto, sua consolidação vem sendo barrada.

Andamento do 14º salário do INSS

No último dia 09 de março, o texto que concede o pagamento passou por uma nova modificação. O PL nº 4367/20, de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), teve andamento na Câmara dos Deputados, mas precisa ser sancionado por uma série de instancias políticas internas da casa, antes de ser encaminhado para o Senado Federal.

De modo geral, é preciso que o projeto seja aprovado em dois turnos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, além de receber a sanção do presidente da República. Até o momento não há uma previsão para o desfecho e veredito final.

É válido ressaltar que, apesar do interesse de parte da Câmara, o texto vem sendo reprovado por Bolsonaro. Segundo o chefe de estado, a medida iria afetar a contabilidade pública. Porém, com as eleições presidenciais no fim do ano, espera-se que ele use o 14º salário como estratégia para garantir novos votos.

Tecnologia do Blogger.