Plantão

Eventos importantes do Calendário Eleitoral vencem esta semana e jogo bruto das eleições no AC acirra

Gladson em coletiva. Foto: Everton Damasceno/ContilNet

Essa semana é o deadline para alguns dos importantes prazos previstos no Calendário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Acre, o clima é de planejamento e mão na massa, para o cumprimento dos prazos e das leis. E não tem ninguém mais preocupado ou menos preocupado: quem quiser levar, tem que fazer valer às regras da justiça eleitoral.

Quando conversei com Gladson Cameli esta semana, uma importante frase sobre esse tema foi alvo de discussões: “Não podemos correr o risco de ganhar e não levar”. Ué, e quem pode? Nenhum político, nesse negócio tão caro que é uma campanha majoritária, quer ter cara à tapas posta aos riscos que são ter todo o trabalho e não sentar na cadeira.

Esta semana, terminam dois dos importantes prazos devem ser levados em conta: a janela partidária – prazo em que deputados federais, estaduais e distritais podem trocar de partido para concorrer sem perder o mandato – termina na sexta-feira (1º). No dia seguinte (2), faltando exatamente seis meses para as eleições – marcadas para o dia 2 de outubro – termina o prazo para a desincompatibilização de quem pretende concorrer na eleição e ocupa alguns tipos de cargo público. O sábado também a data limite para que todas as candidaturas estejam com status e deferida pela legenda.

Do time governista ao time que quer voltar ao poder – passando pelos pré-candidatos ao Governo de primeira viagem – todo cuidado é pouco. Ou algum político está disposto a perder seu precioso mandato? Deverão encarar um metódico Gladson Cameli, que trabalha com sangue nos olhos para levar a melhor. Ao melhor estilo “mim dê que eu quero”.


Fonte: ContilNet
Tecnologia do Blogger.