Plantão

Blog do Ton: O cuidado que Gladson Cameli precisa ter nessas eleições para o pior não acontecer

Gladson durante evento do Governo do Estado. Foto: Ton Lindoso/ContilNet

Com um ano de gestão, Gladson Cameli já coleciona algumas inimizades na política. Algumas dessas inimizades saíram da sua própria base. Quanto mais as eleições deste ano se definem, mais alguns deles ampliam seu poder de fogo, como é o recente caso de Mara Rocha, que conseguiu a façanha de se unir com um experiente Flaviano Melo e torna-se uma opção competitiva para abocanhar votos ao Governo do Acre.

É aqui que mora o perigo: se até aqui nenhuma candidatura ameaçou as chances de reeleição do governador, talvez até por terem abordagens parecidas com a sua e que disputem o mesmo público – como acredito que seja o caso do senador Sérgio Petecão – nomes com um posicionamento diferente se mostram como opções, como Jorge Viana e Mara Rocha.

Enquanto Mara tem a seu favor uma ferrenha atuação em defesa das pautas do presidente Jair Bolsonaro, o favorito na disputa presidencial do Acre, Jorge teria em seu favor suas gestões passadas, muito bem lembradas pelo eleitorado. Não que eu não acredite na candidatura de Petecão, muito pelo contrário. Mas percebo que o fortalecimento do populista senador está ligeiramente ligado a uma fragilização da candidatura de Gladson. E, logicamente, ele não seria o único beneficiado.

Talvez o que mais animou Flaviano nessa adesão aos Rocha foi justamente uma certa pesquisa interna que mostra, mais ou menos, esse mesmo cenário. Agora, a briga é tirar Gladson Cameli de uma vitória certa no primeiro turno, jogar a decisão para o segundo e reunir o máximo de forças possíveis na candidatura que estiver concorrendo com o atual governador. Se é Petecão, Mara, Emerson Jarude ou qualquer outro nome que imediatamente passe por esse grupo, não sei. Mas de uma coisa eu sei: unidos eles já mostraram que estarão.


Fonte: ContilNet
Tecnologia do Blogger.