Plantão

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre retifica Concurso Público e passa a prever cadastro de reserva

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), retificam seu Concurso Público para o Curso de Formação de Aluno Soldado Combatente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre, objetivando o preenchimento de 153 vagas e 32 vagas de cadastro reserva.


A nota divulgada (retificação I) comunica o acréscimo de 32 vagas de cadastro reserva, sendo 25 vagas disponíveis para o sexo masculino e 7 para o sexo feminino. Houve também mudança no conteúdo programático da prova de aptidão física.

Conforme o edital, há oportunidades disponíveis para o cargo de Aluno Soldado Combatente, sendo 122 vagas disponíveis para o sexo masculino e 31 para o sexo feminino. E 32 vagas de cadastro reserva, sendo 25 vagas disponíveis para o sexo masculino e 7 para o sexo feminino.

Ao ser contratado, a jornada do profissional será de regime de tempo integral e dedicação exclusiva, referente ao salário de R$ 4.344,22 mensais.

Dentre as funções a serem desempenhadas pelo profissional contratado, estão as seguintes atribuições: Auxiliar e complementar as atividades dos oficiais, quer no adestramento e no emprego dos meios, na administração, na execução de atividades peculiares ao Corpo de Bombeiros Militar; realizar serviços de prevenção e extinção de incêndios; realizar serviços de busca e salvamento; realizar perícias de incêndio relacionadas com sua competência; prestar socorro nos casos de sinistros, sempre que houver ameaça de destruição de haveres, vítimas ou pessoas em iminente perigo de vida; realizar pesquisas técnico-científicas, com vistas à obtenção e ao desenvolvimento de produtos e processos voltados para a segurança contra incêndio e pânico; realizar atividades de segurança contra incêndio e pânico, dentre outros requisitos que constam no edital.

Requisitos

Para concorrer a uma das oportunidades ofertadas, os candidatos devem cumprir alguns requisitos, sendo eles: Possuir diploma de graduação de nível superior de ensino, reconhecido pelo MEC; ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do artigo 12 da Constituição Federal; ter a idade mínima de 18 anos completos até a data da matrícula no Curso de Formação; ter no máximo 30 anos de idade no ato da inscrição do concurso; possuir estatura mínima de 1,60m para candidatos do sexo masculino e 1,55m para candidatas do sexo feminino; estar em dia com as obrigações eleitorais, apresentando documento comprobatório; estar em dia com as obrigações militares, em caso de candidato brasileiro, se do sexo masculino; encontrar-se em pleno gozo de seus direitos políticos e civis, dentre outros requisitos que constam no edital.

Inscrição

Os interessados em participar podem se inscrever de forma eletrônica a partir das 8h do dia 11 de janeiro de 2022, até as 21h do dia 7 de fevereiro de 2022 pelo site do IBFC, acessando a aba de Inscrições. A taxa de inscrição terá o valor de R$ 53,00 e deverá ser paga até o dia 8 de fevereiro de 2022. Porém, os candidatos que se encontram nos requisitos específicos do edital podem pedir a isenção pelo site até o dia 13 de janeiro de 2022.

Seleção

Como forma de classificação, os candidatos serão avaliados por meio de cinco fases/etapas, sendo elas:
Prova objetiva, eliminatória e classificatória;
Prova de Aptidão Física, eliminatória;
Exame Psicotécnico, eliminatório;
Exame Médico e Toxicológico, eliminatório
Investigação Criminal e Social, eliminatório.

A prova objetiva terá duração de cinco horas e será composta por questões de conhecimentos gerais e específicos, compostos por: Língua Portuguesa; Matemática; História e Geografia do Acre; Informática Básica, Estatuto dos Militares do Estado do Acre; Noções de Direito Administrativo; Noções de Direito Constitucional; Noções de Direito Penal Militar; Física e Química e tem previsão para ser realizada no dia 6 de março de 2022, no período da manhã.

O resultado final deste concurso público será divulgado no endereço eletrônico do IBFC na aba "Resultados" e no Diário Oficial do Estado do Acre.

O prazo de validade do presente concurso público é de dois anos, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final.

Informações complementares podem ser obtidas por meio do edital completo que consta em nosso site.



Fonte: pciconcursos
Tecnologia do Blogger.