Plantão

Eleições 2014: TSE confirma indícios de fraude; PF apura

Ao fazer o cruzamento dos dados, o TSE constatou que em 363 votos no estado do Acre, eleitores que justificaram sua ausência aparecem como tendo votado. 


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pediu que Polícia Federal (PF) apure supostas irregularidades nas eleições majoritárias de 2014 no Acre e outros estados brasileiros. O caso se refere a eleitores que justificaram a ausência e tiveram o voto efetivamente registrado na urna durante o pleito.

Ao fazer o cruzamento dos dados, o TSE constatou que em 363 votos no estado do Acre, eleitores que justificaram sua ausência aparecem como tendo votado. Ou seja, há indícios de que alguém teria votado por eles.

O ministro Gilmar Mendes, no documento encaminhado ao TRE, diz ainda que “após o fechamento de cadastro de eleitores para as eleições vindouras (de outubro próximo) foi realizado o cruzamento entre a base de dados dos eleitores que votaram e as justificativas por ausência às urnas eletrônicas e constatou-se o registro de voto de eleitores que justificaram a ausência na eleição, alcançando em diversos casos mais de um eleitor na mesma seção eleitoral”.

E segue o ofício do ministro-presidente do TSE ao TRE: “Diante do exposto, encaminho anexo relatório das ocorrências encontradas na esfera de atuação de Vossa Excelência, solicitando providências no sentido de alterar a composição das mesas receptoras de voto para as próximas eleições”.
(ContilNet Notícias)
Tecnologia do Blogger.