Plantão

Queimadas no Acre cresce 181% e preocupa órgãos ambientais



Os dados mostram também que houve 276 ocorrências desde o início deste ano.

WILIANDRO DERZE

Fogo toma conta de grandes áreas de vegetação
O Corpo de Bombeiros de Rio Branco registrou nos últimos dez dias 235 ocorrências de fogo em vegetação. Segundo dados levantados pela reportagem o aumento chegou a 181% em relação ao ano anterior que fez o registro de 97 focos de incêndio.

Os dados mostram também que houve 276 ocorrências desde o início deste ano. Uma situação que preocupa as autoridades em decorrência da vasta vegetação que se encontra também na Capital.

De acordo com a legislação ambiental, o uso de fogo na vegetação é proibido, sendo a queima autorizada apenas em práticas agropastoris ou florestais com os devidos licenciamentos de órgãos ambientais.

Em algumas propriedades ao longo da BR 364 e 317 no Acre é possível observar durante a parte da noite a vegetação sendo consumida, principalmente em fazendas de grande extensão territorial.

Alguns proprietários dessas áreas de terras as margens das BRs aproveitam a parte da noite para burlar a lei ambiental. O que acaba também dificultando a fiscalização dos órgãos pela falta de estrutura, mesmo havendo um satélite que disponibiliza as imagens dos focos de queimada.


Tecnologia do Blogger.