Plantão

Quinari pode ter o candidato a vereador mais jovem do Acre

Com apenas 17 anos, um pré-candidato a vereador em Senador Guiomard (AC) surpreende. Não pela idade, mas pelo currículo de ’gente grande’. Melque Alves, que reside no bairro Naire Leite, tem 2 anos de militância política, além de ser um premiado atleta profissional.

Governador recebe Melque na Casa Civil. Foto: Secom

Melque é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e, além do perfil profissional como atleta, já tem história dentro do partido: “Melque da Juventude”, como é conhecido, é atuante na diretoria estadual do partido e militante do Coletivo Quilombo, que é engajado, sobretudo, nas causas relacionadas a educação democrática e popular.

Apesar da idade, Melque completa 18 anos dia 7 de Dezembro e não terá, portanto, problema ao assumir a cadeira de vereador caso ganhe uma vaga na Câmara dos Vereadores. Ao Quinari Online, ele conta o motivo de ter decidido colocar seu nome na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Senador Guiomard.

Foto: Reprodução
“Nas últimas eleições, tivemos um jovem de 17 anos que teve a oportunidade de colocar seu nome a disposição, em Rio Branco. Nessa época, eu acompanhava de longe e militava. Dali em diante, nasceu no meu coração o desejo de representar a juventude no cenário político e lutar por uma maior representatividade junto aos diversos segmentos”.

No esporte, Melque também é destaque: ele foi considerado em 2014 o quarto melhor fundista (que participa de provas de longa distância) no ranking da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Com apenas 16 anos, ele participou este ano do Campeonato Brasileiro de Atletismo – corrida de 800 metros -, em Natal (RN).

Hoje, ele mora com o pai, mas conta que divide as atenções com a mãe, que mora em Rio Branco (AC). Foi morando na capital que Melque conquistou o carinho e respeito de grandes figuras do partido.

“O convite relacionado a candidatura foi feito pelo presidente regional do PT, o Cesário [Campelo Braga]. Morei até 14 anos de idade no Quinari, depois voltei a capital, onde iniciei na política. Recebi oferta para morar em Manaus, passei um ano no Amazonas, me tornei atleta e depois voltei para Senador Guiomard”.
Melque foi considerado em 2014 o quarto melhor fundista do país, segundo CBAt. Foto: Secom

Sobre as bandeiras que levantará, Melque destaca vários segmentos, sobretudo a questão da juventude no município. “Precisamos fortalecer isso. Um dos meus objetivos é implantar, no Quinari, um Centro da Juventude. Com a parceria do deputado Sibá Machado, pretendo lutar pela educação do município e, um dos primeiros passos, seria a implantação do Ifac no município; esse seria um passo importante para a democratização do ensino. Na pasta de saúde, gostaria de lutar, por exemplo, para a adesão do município ao programa ‘Mais Médicos’, do Governo Federal, e garantir que o município seja contemplado com o programa”.

Para o desafio de se tornar candidato a um cargo desta importância, Melque se mostra confiante e preparado. “Sei que, nesse momento, o PT passa por um momento delicado; sobretudo em Senador Guiomard, onde perdemos grandes nomes. Mas o partido é marcado por histórias como esta e sempre soube se reinventar. Lembro que, quando o Jorge Viana foi candidato a prefeito, algumas pessoas diziam que, se ele quisesse perder, era só se candidatar pelo PT. E hoje vemos o Jorge alçando voos cada vez mais altos. É com esse espirito que entro na disputa em Senador Guiomard: confiante de que recuperaremos o prestigio do partido e o respeito junto aos eleitores”.
Tecnologia do Blogger.