Plantão

Presídio do Quinari: apenas 13 agentes cuidam de 500 detentos



O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap), Adriano Marques, denunciou à ContilNet que 13 agentes penitenciários cuidam de 500 detentos no presídio de Senador Guiomard. Além da falta de efetivo, segundo ele, o sistema penitenciário não disponibiliza aos profissionais equipamentos de proteção e segurança.

Segundo o Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o Estado tem um agente para cinco detentos. Além do Acre, Rondônia, Amapá, Minas Gerais e Mato Grosso atingem a meta. “Mas em Senador Guiomard esse número é de 1 para 38, que, talvez, seja o maior do mundo”, calcula o sindicalista.

Ainda segundo ele, a escassez de efetivo tem causado sérios danos à saúde dos servidores. “Somente no Francisco de Oliveira Conde foram protocolados mais de 300 atestados médicos. Devido ao stress do serviço, os agentes sofrem de distúrbios do sono, problemas gastrointestinais e depressão”, diz Adriano Marques.

Os agentes também reivindicam locais adequados para descanso e alimentação. “Não temos alojamentos apropriados e somos obrigados a dormir no chão, em quartos sujos, sem ventilação e banheiro. Não temos lugar para a nossa alimentação. Ao lado do cômodo improvisado que utilizamos para o descanso e alimentação há um esgoto estourado”, desabafa um agente, que pediu para não ser identificado.

A reportagem tentou falar por telefone com o diretor, Martin Hessel, mas as ligações não foram atendidas.

Jorge Natal, da ContilNet
Tecnologia do Blogger.