Plantão

Amendoins: a popularidade do produto que deu fama ao Quinari

Foto: UOL

Curiosidade: O amendoim no cinema

Em uma pesquisa realizada na internet, observa-se que a produção que dá fama a cidade de Senador Guiomard, o amendoim, aparece muito pouco em produções audiovisuais brasileiras. Elementos de marketing podem e muito ajudar a fazer crescer a demanda pelo produto e obter lucros maiores do que o observado no resultado da loteria.

Ainda não vimos a história do amendoim ser contada como deveria, tanto no cinema brasileiro como no internacional, apesar dele ser citado inúmeras vezes pelo cinema estrangeiro, já que faz parte do dia a dia de qualquer família norte americana. Ele é consumido por lá como um creme que é passado no pão. Elvis adorava!

Foto: R7
Em animações, é comum assistir alguns exemplares serem jogados aos animais de circo ou de zoológico, principalmente nos mais antigos. Os atuais não estimulam a prática, já que além de alimentos saudáveis como o amendoim, crianças podem jogar doces que farão mal aos bichos.

Nem mesmo uma escola de samba que tivesse o amendoim como tema ainda não tivemos no Brasil. Imaginem a propaganda excepcional que não seria e como as regiões produtores não lucrariam com esta propaganda. Desfiles no Rio de Janeiro, por exemplo, repercutem em todo o mundo.

Foto: BCC

Em uma pesquisa sobre o cinema nacional, encontramos uma produção relativamente bem sucedida, datada de 1971, auge das pornôchanchadas no Brasil, de Nome: Lua de Mel e Amendoim. A comédia, dirigida por Fernando de Barros teve a lustre presença da atriz Renata Sorrah em seu elenco.

A alusão ao amendoim vem do personagem principal, que sofre uma indigestão e tem que adiar sua lua de mel no Guarujá, litoral de São Paulo, por este motivo. A censura do filme é de 18 anos e não faltam cenas picantes à comédia. A curiosidade é que os figurinos foram todos confeccionados pelo grande estilista brasileiro da época, Clodovil.

Uma obra de pouca importância que seria esquecida, não fossem estes detalhes. Está na hora de alguém começar a produzir algo mais atual sobre o assunto. Quem se habilitará?

Tecnologia do Blogger.