Plantão

Mais Médicos: Senador Guiomard não tem médicos do programa

Acre tem quatro vagas de desistentes do programa Mais Médicos

Três são em Rio Branco e uma em Cruzeiro do Sul, diz comissão estadual.
Profissionais já inscritos têm até a quarta-feira (27) para escolher cidade.

Suely Melo conversou com o Quinari Online em 2013, quando era secretária se saúde. Na época, a situação cadastral do município era duvidosa. Foto: Quinari Online

O Acre tem quatro vagas abertas para repor o lugar de desistentes do Mais Médicos, do governo federal. No começo deste mês, o Ministério da Saúde abriu inscrições de profissionais interessados em reposições em todo o país.

Os que tiveram o cadastro deferido têm até esta quarta-feira (27) para escolher o local onde desejam atuar.

De acordo com a coordenadora da comissão estadual do Mais Médicos, Márcia Andréia, dentre as vagas destinadas para o Acre, três são para Rio Branco e uma para Cruzeiro do Sul, os dois municípios priorizados pelo Ministério da Saúde.

"São vagas de reposição, que é quando algum profissional saiu do programa por algum motivo e deixou aquela vaga em aberto", explica. Atualmente, o estado possui 159 médicos distribuídos em 21 municípios acreanos, com exceção de Senador Guiomard, que não possui nenhum.

No próprio sistema do programa, os médicos inscritos devem selecionar quatro cidades por ordem de preferência. A concorrência ocorre apenas entre os que optaram pelo mesmo local.

Quem não conseguir ser designado poderá concorrer a futuras vagas remanescentes, com processo previsto para fevereiro, segundo o governo federal.

O resultado preliminar da designação dos médicos será divulgado na sexta-feira (29) e o definitivo no dia 5 de fevereiro. O início das atividades está marcado para o dia 1º de março deste ano.

Entenda o caso
Ao todo, o Ministério da Saúde deferiu a inscrição de mais de 12,7 mil médicos, que devem atuar em 649 municípios do país. Para o secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Hêider Pinto, não existe a expectativa de criação de mais vagas no programa.

Segundo o secretário, novos editais para reposição serão lançados a cada trimestre. O último ocorreu em outubro de 2015. Ele acrescenta que o programa será necessário até pelo menos 2020. "A médio e longo prazo, o que acontece é que cada vez mais teremos menos necessidade de provimento", falou.

Fonte: G1 Acre
Tecnologia do Blogger.