Plantão

Guiomarenses participarão de pesquisa de satisfação da Eletroacre

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) iniciará em 30 de maio a aplicação dos questionários referentes à 16ª edição da pesquisa anual que apura o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (IASC). No Acre, 250 consumidores de Rio Branco, Senador Guiomard, Feijó, Cruzeiro do Sul, Capixaba e Santa Rosa do Purus serão entrevistados pelos agentes da Aneel.

ELETRONORTE
A Eletrobras Distribuição Acre ganhou premiação do índice na categoria maior crescimento da satisfação do consumidor no período entre 2013 e 2014, apesar da má qualidade de seus serviços. A Eletroacre aparece entre as que mais recebem queixa no Procon mas vem questionando os métodos utilizados pelo órgão de defesa do consumidor para colocá-la em um ranking tão negativo. “A concessionária reitera que respeita o ranking do Procon mas convém ressaltar que das 10 prestadoras de serviços apontadas, a Eletrobras Distribuição Acre certamente é a empresa com o maior número de clientes (238 mil) e atua nos 22 municípios do Estado. Sendo assim, a Empresa acredita que se o ranking observasse números relativos, como por exemplo, a quantidade de reclamações por consumidor, o resultado poderia ser diferente”, contrapôs a empresa.

Os questionários serão aplicados até 20 de agosto de 2015 para avaliar, a partir da percepção do consumidor, o grau de satisfação em relação ao serviço público de energia elétrica. Serão entrevistados 25.186 consumidores residenciais de 550 municípios, abrangendo a área de atuação das 63 concessionárias e das 38 permissionárias de distribuição de energia elétrica do país. Os resultados da pesquisa serão divulgados em conjunto com a entrega do Prêmio “Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – IASC”.

As distribuidoras concessionárias e permissionárias melhor avaliadas por seus consumidores recebem o referido Prêmio. As 101 concorrentes são agrupadas por tipo (concessionária ou permissionária), por critérios regionais e por número de unidades consumidoras. As distribuidoras melhor avaliadas em cada categoria recebem, além do troféu e do certificado, o Selo IASC – marca que pode ser utilizada nas faturas de energia e no material institucional da empresa – um estímulo para a melhoria contínua dos serviços prestados aos consumidores.

O IASC é um indicador de qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras sob a perspectiva dos consumidores e auxilia a Aneel nas atividades de fiscalização, no aperfeiçoamento do processo regulatório e, recentemente, contribuiu para o diagnóstico de 16 distribuidoras de energia elétrica que foram convocadas pela Agência para discutir a qualidade do serviço prestado.

O resultado da pesquisa permite às empresas buscarem o aprimoramento contínuo dos serviços prestados aos consumidores em suas respectivas áreas de atuação. Para auxiliar na gestão dessa melhoria contínua, a Agência disponibilizou, em 30/3/15, simuladores baseados no modelo do IASC.

Jornal Opinião
Tecnologia do Blogger.