Plantão

Luz no fim do túnel: histórias de fé e coragem ambientadas no lugar mais perigoso de Senador Guiomard, o “buraco”

Patrick Leon, para o Quinari Online

Em meio a um dos locais considerados mais perigosos do Estado do Acre, uma casa simples, de madeira aproveitada, chama a atenção - e não somente por sua simplicidade. Luzes acessas, portas abertas e um hino evangélico evidenciam que é mais uma entre tantas igrejas evangélicas, mas com um diferencial: está situada bem na região conhecida como "buraco", em Senador Guiomard (AC), local que é constantemente manchete das páginas policiais, por conta da violência, drogas e assassinatos.

A Igreja é pastoreada pelo Pastor Darcy Souza (55), que fundou a igreja no bairro em 2010, ano que chegou na cidade.

"Comecei a Igreja na varanda da minha casa, apenas eu e os meus filhos. Pouco tempo passou, algumas pessoas começaram a frequentar e logo depois algumas pessoas começaram a converter-se e aceitar Jesus", conta, orgulhoso, o pastor que chegou a catar latinhas para poder manter o ministério.

A família do pastor ainda acredita na mudança da realidade do bairro. Foto: Patrick Leon/Quinari Online
"Cheguei aqui em agosto de 2010 e a minha recepção, foram alguns tiros. O motorista do caminhão da mudança até pediu para que fossemos embora, mas eu disse, é Deus quem me quer aqui".

Como todo começo não é fácil, a obra enfrentou - e continua enfrentando - inúmeras dificuldades. Em relação aos recentes assassinatos na região, o pastor prefere manter-se neutro.
Foto: Patrick Leon/Quinari Online

"Não estou aqui para julgar ninguém, estou aqui para ajudar quem busca a libertação, quem busca a salvação, quem busca a Cristo".

Ministério realiza vigília liderada por diácono, que já pertenceu ao mundo do crime; “hoje vou ao presídio, mas para pregar”

Assim como em inúmeras denominações religiosas, a vigília é um ato comum e rotineiro. Nossa equipe foi convidada a participar de uma vigília.

Já passavam alguns minutos após as 21:30 horas e ainda bem timidamente, alguns fiéis começavam a chegar ao templo. Roupas simples, sem muito luxo, muitos vieram de bicicleta, outros a pé, acomodavam-se em algumas cadeiras, todos muito simpáticos cumprimentavam-se uns aos outros e aos visitantes.

As 22:00 horas começa a pregação do Diácono Bertoldo. Uma palavra forte, que aviva a Igreja. Apesar da pouca estatura, Bertoldo outrora fora um dos homens mais temidos da cidade. Com fortes ligações junto a venda de entorpecentes, Bertoldo acumulava inúmeras passagens pela delegacia e por penitenciárias em Rio Branco.

"Hoje eu vou ao presídio, mas pra levar a Palavra de Deus", diz o diácono. Foto: Patrick Leon/Quinari Online

Mas nada como um dia após o outro, Bertoldo teve sua vida transformada quando conheceu os caminhos do Senhor. "Hoje eu vou ao presidio... Mas é para levar a palavra de Deus".

As 23:30 horas, em meio a louvores chega o pregador da noite, vindo de Rio Branco. As 23:45 as cadeiras já são poucas para o número de fiéis. Exatamente as 00:00 começa a pregação do Presbítero Werbston. Por durante duas horas o mesmo prega sobre o reino dos céus, Adão e Eva, pecado e demais.

Mas o que mais chama a atenção é durante a oração, o poder exercido pelo - ou sobre - o Diácono Bertoldo, sobressaindo-se inclusive com relação aos pastores presentes; é difícil imaginar que aquelas mãos que hoje exercem o poder de cura, libertação e expulsão de demônios, outrora eram utilizadas para levar malefícios a inúmeras pessoas.

As 3 horas da manhã a vigília está encerrada.

De líder do tráfico a pescador de almas: conheça Bertoldo

Voz mansa e baixa, passos curtos e um sorriso tímido no rosto, não deixam evidenciar quem um dia no passado foi líder do tráfico de drogas e dono de uma extensa ficha policial. Bertoldo desde os 13 anos de idade, já fazia parte do mundo do crime. Cometendo pequenos delitos, foi aprendendo as artimanhas do negócio e muito jovem já era o principal comercializador de entorpecentes na cidade.

Bertoldo teve sua via transformada. Foto: Patrick Leon/Quinari Online

4 Passagens pela pousada do menor, uma passagem pela penitenciária e diversas passagens pela delegacia, tornaram Bertoldo conhecido da Polícia e da Justiça. A sociedade em si, já não acreditava que aquele jovem, pudesse ter uma mudança em sua vida. Usando o ditado," desenganado pelos médicos" poderíamos até afirmar que Bertoldo já estava desenganado pela sociedade.

Mas nada como um dia após o outro, nada como o sol depois da chuva, nada como a esperança após um sorriso, Bertoldo teve sua vida transformada, após por iniciativa própria ter escolhido a sua conversão.

Dia D: “senti algo sobrenatural”, revela Bertoldo

Passavam-se poucos minutos após as 5 horas da manhã, o dia dava os seus primeiros sinais, que estava a caminho. Bertoldo após uma noite de curtição, com drogas e bebidas, encontrava-se na calçada junto com um amigo e um copo de conhaque na mão. Pensamentos distantes da realidade, fizeram o jovem parar e refletir a respeito da sua situação. "Foi bem nessa hora que chegou o Pastor Darcy, me abraçou e me convidou até sua casa, poucos metros dali", lembra o rapaz.

Bertoldo e sua tia. Foto: Patrick Leon/Quinari Online
E foi naquele momento, durante uma oração proferida pelo Pastor Darcy, sua esposa e o Pastor Paulo Sá, o mesmo relata que sentiu algo sobrenatural, como se fosse uma espécie de força negativa saindo do seu corpo. "Naquele momento, a única coisa que consegui dizer foi; Louco o negócio aqui é real". A partir desse dia o mesmo começou a visitar a Igreja e meditar a Bíblia, onde conseguiu a sua libertação.

Do passado, o hoje Diácono Bertoldo mais se arrepende é por não ter conhecido Jesus mais cedo. O mesmo relata que entrou para o mundo do crime, principalmente pelas falsas amizades. "O abismo leva outro para o abismo". Uma semana antes de sua conversão o mesmo fez a doação do terreno da Igreja, isso já evidenciava que boas mudanças estavam a caminho.

Aos tantos jovens que estão no caminho das drogas e do crime, Bertoldo manda uma mensagem: " Entrega teus caminhos ao Senhor Jesus Cristo, que o resto ele fará. Ele pega o que não é, para confundir os que são".

Hoje, Bertoldo está com 25 anos de idade, convertido a 3 anos. Ocupa o cargo de diácono é o principal auxiliar do Pastor. Seus irmãos, primos, tias e tios e alguns amigos, com o tempo o acompanharam em sua conversão e hoje toda a família está feliz.

O futuro da congregação

Ter um templo em alvenaria é o sonho dos fiéis: para quem começou na varanda de casa, isso já seria uma grande vitória. Mas tal obra requer recursos financeiros e boa parte dos fiéis não tem como colaborar. "Não pedi dinheiro para construir em alvenaria, eu sei que a maioria tem a boa vontade, mas não pode ajudar financeiramente. Conseguimos algumas roupas usadas e vamos levantar a Igreja com a venda dessas roupas", enfatiza o Pastor Darcy.


Para construir (foto), membros da igreja realizam 'bazar'. Foto: Patrick Leon/Quinari Online

Concluindo a matéria perguntamos novamente ao Pastor Darcy o porquê de ter escolhido tal região para fundar a congregação, o mesmo é direto na resposta " Eu vim para cá, porque assim quis Deus, eu vim para libertar drogados, libertar traficantes, levar a palavra de Deus para todos".


Para quem tiver interesse em conhecer a história e o trabalho evangelístico da Igreja Pentecostal Avivamento da Fé, pode entrar em contato direto com o Pastor Darcy, através do telefone (68) 9958-5655.
Tecnologia do Blogger.