Plantão

Aleac comemora 100 dias de Legislatura e parlamentares visitam órgãos de Senador Guiomard

ALEAC-2
A Assembleia Legislativa comemora 100 dias de trabalho com os deputados eleitos em 2014, mostrando a disposição de fazer uma legislatura ágil, intensa, plena de debates e realizações, com dedicação e empenho para acreano cumprir seu papel constitucional. A mesa diretora, eleita por consenso e com ampla participação partidária é presidida pelo deputado Ney Amorim, (PT), tendo o deputado Manoel Morais (PSB) ma primeira secretaria.
Os demais cargos são ocupados por Eber Machado (PSDC), 1º vice-presidente; Maria Antônia (PP), segunda-secretária; Raimundo Correia (PTN), 2º vice-presidente; Jesus Sérgio (PDT), terceiro-secretário; Chagas Romão (PMDB), 3º vice-presidente; Nicolau Júnior (PP), quarto-secretário e Jonas Lima (PT), quinto-secretário.
O objetivo maior da Mesa Diretora tem sido, nesses primeiros cem dias, oferecer as condições necessárias para que os parlamentares, juntamente com os servidores e assessores, possam cumprir plenamente o papel de legislar e fiscalizar, em nome do povo acreano.
Para o presidente Ney Amorim, “o objetivo, nossa meta maior é a melhoria da qualidade de vida da população acreana. Queremos aproximar a Assembleia do cidadão, principalmente daqueles que vivem nas comunidades mais afastadas. Nosso foco é trabalhar muito para que o Parlamento acreano, onde estão os representantes do nosso povo, possa estar sempre à serviço das famílias acreanas, colaborando diretamente para o desenvolvimento do nosso Estado”.
O primeiro-secretário da Aleac, deputado Manoel Moraes, destaca o compromisso da Mesa Diretora em trabalhar junto com os parlamentares na elaboração de leis que beneficiem a população, fazendo do Legislativo um Poder que trabalha com dedicação e empenho.
Confira as principais ações da Aleac nesses três primeiros meses de Legislatura
Presidente Ney Amorim
Aleac visita 10 municípios nos 100 primeiros dias de trabalho
Já na primeira semana de trabalho, no dia 7 de fevereiro, um sábado, os deputados estaduais decidiram ir até Feijó e Tarauacá levar apoio e solidariedade às famílias que foram atingidas pelas cheias dos rios Envira e Tarauacá.
Os parlamentares levaram seis toneladas de alimentos para Tarauacá e duas toneladas para Feijó.
Ainda em fevereiro, no dia 24, os deputados estaduais foram a Xapuri, Epitaciolândia e Brasileia. Além da ajuda humanitária, com a doação de seis toneladas de alimentos, os parlamentares também visitaram, de barco, as áreas atingidas pelas águas do rio Acre.
Parlamentares também foram a Senador Guiomard, Capixaba, Assis Brasil, Plácido de Castro e Acrelândia, visitando órgãos públicos e conversando com a população, em busca de solução para os problemas das cidades.
IMG_9098 IMG_9260
Pela primeira vez, Aleac assume abrigo em Rio Branco
Durante a maior cheia da história do Rio Acre, em Rio Branco, atendendo ao pedido do governador Tião Viana e do prefeito Marcus Alexandre, a Aleac assumiu o abrigo localizado na escola João Aguiar, no Manoel Julião. Parlamentares, servidores e assessores se uniram num gesto de solidariedade para ajudar 120 famílias, mais de 300 pessoas que foram desabrigadas pela enchente.
Foram doadas ainda seis toneladas de alimentos e 300 kits de produtos de material de limpeza e higiene pessoal, para que a Prefeitura de Rio Branco distribuísse às famílias que estavam desabrigadas.
006 Marangoni_99a
Mesa Diretora homenageia servidores e assessores da Aleac
“Depois de muitos anos como servidora do Poder Legislativo, pela primeira vez estou sendo homenageada junto com meus colegas em função do nosso aniversário”. A afirmação da servidora Márcia Abreu reflete a satisfação dos servidores da Aleac com o gesto da Mesa Diretora, que realizou uma homenagem aos aniversariantes.
A Mesa Diretora também distribuiu ovos de Páscoa para os funcionários e assessores. No dia 8 de maio, em parceria com o Sindicato dos Servidores (Sindsplac), foi realizado um almoço em comemoração ao Dia das Mães e o Dia do Trabalhador.
_MG_6566 IMG_6295
Deputados garantem amplo funcionamento das Comissões da Aleac
A Aleac possui 12 Comissões Permanentes, que foram definidas e escolhidas em clima de consenso. Os parlamentares fizeram um pacto para garantir o amplo funcionamento das Comissões, analisando e aprovando matérias, realizando reuniões, audiências e visitas para discutir assuntos importantes.
Através das Comissões já foram realizadas audiências públicas para discutir a situação dos produtores e comerciantes atingidos pela cheia; para debater a questão indígena e a saúde pública no Acre.
IMG_2550
Trabalhando em parceria com a sociedade
Acreanos que cursam medicina na Bolívia, Paraguai e Argentina receberam apoio na luta pela autorização para realizar curso de internato nas unidades de saúde do Estado.
Agentes sócioeducativos do Acre foram até a Aleac pedir apoio. Eles apresentaram uma série de reivindicações e pediram ajuda garantir melhores condições de trabalho.
Representantes do Setor Moveleiro pediram apoio da Aleac na tentativa de modificar uma resolução do Ministério do Meio Ambiente que proíbe a comercialização de três espécies de madeira.
Por intermédio da Aleac, acadêmicos da Uninorte, que corriam o risco de não renovar a matrícula através do FIES, conseguiram voltar à sala de aula.
Representantes dos Agentes Penitenciários também foram até a Aleac em busca de apoio. Os deputados auxiliaram intermediando reuniões com a equipe do governo do Estado.
Policiais Civis foram até a Aleac pedir apoio dos deputados para garantir o pagamento de promoções para a categoria. Com ajuda dos parlamentares a promoção já está sendo paga.
Trabalhadores da Educação também foram recebidos pelos deputados que ouviram as reivindicações e intermediaram reuniões entre os representantes da categoria e a equipe do governo.
texto 6.6 texto-61
Deputados aprovam 229 matérias nos 100 primeiros dias de trabalho
Nos primeiros 100 dias de trabalho, os deputados conseguiram aprovar 229 matérias, entre projetos do Executivo e de autoria dos parlamentares. Todas foram analisadas nas Comissões e votadas depois de serem amplamente discutidas.
Das matérias aprovadas, 17 foram Projetos de Lei, sendo três de autoria do Poder Executivo e as demais de autoria dos parlamentares. Para garantir a votação das matérias, os deputados se reuniram nas Comissões, analisaram e discutiram visando sempre o bem da população acreana.
Também foram aprovados 4 Projetos de Resolução; 29 Requerimentos, 2 Projetos de Lei Complementar; 12 Moções e 165 Indicações, totalizando 229 matérias, em apenas cem dias, média de 2,3 por dia.
011239
Presidente da Aleac Ney Amorim assume governo do Estado
O presidente da Aleac, deputado Ney Amorim, assumiu o governo do Estado nos dias 15 e 16 de abril. Durante o período em que esteve à frente do Executivo Estadual ele se reuniu com parlamentares, secretários e realizou uma série de visitas.
Algumas ações de Ney Amorim no governo do Estado foram acompanhadas por parlamentares, numa demonstração de unidade da Aleac.
IMG_8895 _MG_8438a

A Tribuna
Tecnologia do Blogger.