Plantão

Saiba qual candidato a governo se saiu melhor nas urnas do Quinari

Tião Viana, do PT, foi reeleito neste domingo (26) governador do Acre no segundo turno das eleições 2014. Com 196.509 votos válidos, que correspondem a 51,29%, ele venceu em 13 dos 22 municípios do estado o adversário Marcio Bittar (PSDB), com 48,72%. Apesar do resultado apertado nas urnas, o governador reeleito comemora os números e se compromete a entregar um 'novo Acre' no fim do mandado.

Em entrevista à TV Acre, Tião Viana comemora a vitória nas urnas neste domingo (26) (Foto: João Paulo Maia / G1 )

Em entrevista ao Acre TV, nesta segunda-feira (27), o governador reafirmou compromissos com a saúde, segurança e incorporação da juventude no mercado do trabalho, propostas defendidas durante a campanha eleitoral. "O Acre está se constituindo em pleno ambiente de prosperidade. Eu tenho certeza que em 2018 vamos entregar um novo Acre para as futuras gerações", disse.

A diferença de votos entre o governador reeleito e o oponente tucano foi de 2,58%, mas para Viana, ocorreram avanços em relação à eleição de 2010. "Conseguimos consolidar uma vitória maior, tanto em número de votos, quanto em municípios estratégicos", disse. O governador destacou ainda a vitória em cidades como Rio Branco, Tarauacá, Feijó, Xapuri e Assis Brasil. "Foi uma eleição dura, disputada, porque é assim o processo democrático", ressaltou Viana.

A reeleição foi confirmada com 100% das urnas apuradas. O atual governador recebeu 196.509 votos. Já Marcio Bittar (PSDB) teve 186.658 votos, o que corresponde a 48,71%. Bittar venceu em 9 cidades, nos municípios de Sena Madureira, Brasiléia, Epitaciolândia, Capixaba, Plácido de Castro, Senador Guiomard, Acrelândia, Porto Acre e Bujari.

Biografia
Sebastião Afonso Viana Macedo das Neves é natural de Rio Branco, capital do Acre. Filho do ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado Wildy Viana, nasceu em 9 de fevereiro de 1961 e é formado em medicina pela Universidade Federal do Pará. Disputou a primeira eleição em 1994, mas não conseguiu se eleger. Foi eleito senador em 1998 e reeleito em 2006, sempre pelo PT.

Em 2010, se elegeu governador do Acre, conquistando a reeleição neste ano.

Propostas
Durante a campanha, o petista se propôs a dar continuidade a programas estabelecidos nos primeiros quatro anos de mandato, como a construção de casas e pavimentação, manutenção e urbanização de rodovias, estradas, ramais, bem como o programa Ruas do Povo.

Viana também propôs a manutenção e ampliação de saúde em vigilância, assistência farmacêutica. Também defende a inclusão do ensino integral no estado, investimento na educação bilíngue, formação de docentes e do magistério para indígenas.

O petista diz também que vai reforçar a segurança em escolas públicas e policiamento comunitário. Para a geração de empregos, Viana diz que vai investir na criação de postos de trabalho nos setores industriais, infraestrutura, desenvolvimento urbano e produção rural.

G1
Tecnologia do Blogger.