Plantão

Senador Guiomard recebe ações do MP na Comunidade

Representantes do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e de instituições parceiras do projeto ‘MP na Comunidade’ participaram, nesta quinta-feira, 17, de entrevista coletiva para falar sobre a edição que será realizada no município de Senador Guiomard, no próximo sábado.

unnamed (1)
Foto: AC 24 horas
O atendimento será na Escola Orlando de Souza Viana, no bairro Naire Leite, de 8h às 17h. Durante todo o dia, os moradores terão acesso aos serviços que são prestados pelas coordenadorias, promotorias e demais órgãos da instituição em todas as áreas de atuação do Ministério Público.

Com a participação das entidades parceiras, também ficam garantidos orientação e acompanhamento jurídico, serviços na área da assistência social, saúde, além de oficinas de gastronomia, corte de cabelo, atividades recreativas, orientação nutricional, de trânsito e sobre questões rurais, entre outros. Pela primeira vez, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai participar da ação.

“Com esse projeto, o Ministério Público vai ao encontro dos anseios do cidadão e, em muitos casos, se depara com situações de vulnerabilidade social, abusos contra crianças, adolescentes e idosos, entre outros problemas, que muitas vezes não são trazidos ao conhecimento da instituição. Diante disso, nós buscamos intervir para garantir o respeito à dignidade da pessoa humana”, destacou o procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto.

Além de acolher às demandas, o MPAC presta acompanhamento aos casos mais graves que, por sua natureza, não podem ser resolvidos no chamado dia ‘D’. “Abusos contra crianças e adolescentes, abandono de idosos e reclamações relacionadas aos serviços de saúde são as demandas mais comuns que nós recebemos durante a realização do projeto MP na Comunidade e, diante desses casos, o Ministério Público adota todas as providências cabíveis”, afirmou o secretário-geral do MPAC, promotor Celso Jerônimo de Souza, que coordena o projeto.

A defensora pública Clara Rúbia Roque também participou da coletiva de imprensa e comentou sobre a atuação da Defensoria Pública como parceira do projeto. “A Defensoria Pública estará presente levando orientação jurídica, prestando informações processuais, orientando as pessoas sobre seus direitos”, ressaltou.

O gerente do Centro de Educação Profissional do Senac, Rodrigo Damasceno, confirmou presença na edição do próximo sábado e garantiu a realização de oficinas de gastronomia, além de abrir inscrição para cursos em outras áreas. “Vamos garantir nossos serviços durante e após a realização do projeto”, disse.

O projeto MP na Comunidade foi criado em 2013 e está em sua sétima edição, com ações realizadas em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Tarauacá. Durante a Feira Agropecuária, na capital, no período de 26 de julho a 3 de agosto, ocorrerá uma edição especial.

AC 24 Horas
Tecnologia do Blogger.