Plantão

Senador Guiomard não receberá médicos do programa Mais Médicos, saiba o motivo


Que foram apresentados em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (02) os 37 médicos vindos de diversas localidades ao Acre através do programa Mais Médicos, do Governo Federal, todos já sabem.
Foto: Quinari Online
Todos sabem também que mais de 90% do território do Acre será contemplado com a chegada dos primeiros médicos. Informações dão conta também de que 3 municípios não efetuaram cadastro no programa para receber os médicos provenientes do programa do Governo Federal, e Senador Guiomard é um deles.

Porém, muita gente não sabe os motivos que deixaram municípios como Senador Guiomard de fora do programa. Em virtude disto, o jornalismo do Quinari Online conversou com a secretária de Saúde do Estado, Suely Melo, para maiores esclarecimentos no que diz respeito a seleção de municípios para aderir ao programa.


Suely conversa com os médicos recém chegados, na Biblioteca da Floresta. Foto: Quinari Online


Segundo ela, não havia informações concretas sobre a situação do cadastro de Senador Guiomard:

 “Não conseguimos informações com a prefeitura de Senador Guiomard sobre a situação no cadastro lá”.

Porém, essa falta de comunicação com a prefeitura tem uma razão: a secretária afirma que, um dos motivos que deixou o município de fora do programa, foi a troca constante prefeito e, consequentemente, de secretário:

“Houve uma troca-troca de prefeitura e de secretarias e, em alguns municípios o cadastro não pôde ser finalizado”.

Após a coletiva, os médicos realizaram passeios
turísticos pela capital. Foto: Quinari Online
De acordo com a secretária, esta troca constante de secretários impossibilitou a finalização do cadastro do município. Porém, ela garante que, atualmente, a situação cadastral do município está regularizada:

“Senador está cadastrado, e provavelmente no terceiro ciclo o município começará a receber médicos”.

A próxima vinda de médicos ao Acre está prevista para acontecer no próximo mês de janeiro, portanto, tudo indica que Senador Guiomard receberá médicos do programa do Governo Federal.
Tecnologia do Blogger.