Plantão

Passageiros fecham rodovia AC-40 por melhorias de coletivos no Quinari

Comente agora
Manifestação de passageiros em Senador Guiomard (Foto: Tiago Teles/Arquivo Pessoal)Passageiros fecham rua em protesto (Foto: Tiago Teles/Arquivo Pessoal)

A estrada AC-40 que liga Rio Branco ao município de Senador Guiomard a 30 Km da capital foi interditada por uma hora na manhã desta quarta-feira (11) por ao menos 30 manifestantes insatisfeitos com transporte público oferecido na região.
Segundo os manifestantes, os R$ 2,40 pagos na passagem deveriam servir para melhorar a qualidade e quantidade dos ônibus. Além disso, a superlotação dos carros tem obrigado os motoristas a pararem de pegar os passageiros até três paradas antes do ponto final da linha.

Estudantes protestam contra qualidade dos ônibus, em Senador Guiomard (Foto: Tiago Teles/Arquivo pessoal)Estudantes protestam contra condições precárias de ônibus, em Senador Guiomard (Foto: Tiago Teles/Arquivo pessoal)
A estudante universitária Mirna Amoêdo era uma das manifestantes mais ativas no protesto e conta que tentou gravar um vídeo para denunciar a situação precária mas que foi impedida. O problema vem gerando irritação nos passageiros, o que já causou até incidentes durante o percurso.
"Chegou a parada e o ônibus não parou porque já estava lotado. Não tinha como entrar mais gente, então alguém na parada apedrejou o ônibus e atingiu um senhor de idade que sangrou muito e atingiu outras duas pessoas, se não me engano", diz a estudante.
Segundo Mirna, os ônibus só passam de uma em uma hora e quando quebram a demorar pode ser duas vezes maior. Além disso, não há catracas eletrônicas.
Ageac
Responsável pela fiscalização das linhas intermunicipais, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac), confirmou a quantidade de carros e também esclareceu que a agência está ciente das reclamações dos moradores e que já existem processos administrativos sobre o assunto.
"Nós identificamos que a empresa não vem apresentando melhoras. Nós vamos nos reunir com o Conselho Superior e vamos tomar uma atitude radical, vamos substituir a empresa ou colocar uma concorrência", explica a ouvidora Natalie Messias.
Segundo ela, o prazo para ocorrer a mudança era de até 90 dias, mas devido as reclamações a abertura do edital no Diário Oficial pode ser em até 10 dias. Um dos objetivos com a mudança é diminuir a demora de uma hora para meia hora.

G1 Acre
Tecnologia do Blogger.