Plantão

IFAC certifica mais 60 profissionais pelo PRONATEC em Senador Guiomard


pronatec quinari_abre
“Aos 50 anos esse é o primeiro diploma que recebo”. Com esse testemunho, o agricultor familiar Sr. Alício Barbosa, morador do Ramal do BEC no Projeto de Assentamento Limeira em Senador Guiomard recebeu na noite de segunda-feira, dia 09, o certificado de “Aquicultor” pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo –PRONATEC-Campo.
 pronatec quinari_alicio
Como ele, aproximadamente 60 novos profissionais foram certificados também nos cursos de Operador de Computador e Auxiliar Administrativo pelo PRONATEC ministrado pelo Instituto Federal do Acre.

O curso de Aquicultor foi uma demanda do Ministério do Desenvolvimento Agrário em parceria com a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (SEAPROF). Foram certificados 30 profissionais de diversas comunidades rurais de Senador Guiomard. “O curso foi muito bom, adorei. Tenho um igarapé na minha propriedade e depois do curso passei a entender melhor sobre a água e os peixes. Pretendo em breve trabalhar com isso, agora com experiência”, continuou Sr. Alício.

Na cidade, as irmãs Thayna e Thays e a amiga Samara, todas com 16 anos e alunas do 2º ano da Escola Veiga Cabral, contam que também estão aproveitando bastante o aprendizado do curso de Operador de Computador. Marina Nascimento Silva, 22 anos, fez o curso de Auxiliar Administrativo. “Gostei tanto que já estou fazendo outro para me aprimorar ainda mais”, disse. Representando seus colegas, no ato da certificação Francismar de Holanda (Aquicultor), Célia Costa (Auxiliar Administrativa) e Luciana Vieira (Operadora de Computador) receberam os comprovantes em nomes de seus colegas.

A solenidade aconteceu no Centro Cultural do município. Participaram do ato, o reitor Prof. Breno Silveira, a coordenadora Geral do PRONATEC, Profª Myrna Cunha, a coordenadora Adjunta do PRONATEC no Baixo Acre, Marizete Pereira e a diretora de Ensino do Câmpus Rio Branco, Profª Marlova Garcia. O coordenador do Centro Cultural , Anderson Lima, representou o Executivo, o secretário da Câmara dos Vereadores, Jairo Alencar representou o Legislativo e o Prof. Mailcon representou o Núcleo da Secretaria de Estado de Educação no município.
 pronatec quinari_aquicultorpronatec quinari_auxiliar1pronatec quinari_operador2
A coordenadora Adjunta no Baixo Acre, Marizete Pereira, destacou e agradeceu a importância da mobilização dos demandantes- MDA e SEE para realização dos cursos . A coordenadora Geral, Profª Myrna Cunha, frisou a revolução que o PRONATEC tem provocado na vida dos brasileiros em seus mais distantes rincões. “Temos saído do Gabinete e ouvido a comunidade em todos os municípios para saber de suas necessidades e sonhos. São vocês que precisam dizer o que querem para suas vidas e nosso compromisso é ajuda-los a realizar seus sonhos através da Educação”, explicou.
 pronatec quinari_operadoras
O reitor do IFAC, Prof. Breno Silveira, explicou a estratégia de sua gestão, que é a de interiorizar dando acesso ao Ensino a todos através de câmpus e unidades remotas que sejam referências nas ofertas de cursos de formação inicial e continuada até a pós-graduação e internacionalizar oferecendo oportunidades para que os alunos do Instituto conheçam e realizem pesquisas com instituições renomadas em vários países. “Estamos chegando nas aldeias, nas margens dos igarapés das fronteiras do Alto Acre ao Juruá reforçando que o dono do IFAC é o povo acreano. Nosso compromisso é com quem precisa de Educação para transformar sua vida e assim, sabemos que cada comunidade tem suas particularidades e respeitamos isso”, disse o reitor, que destacou ainda a gestão que tem feito com os gestores públicos de todos os municípios do Estado, independente da sigla partidária.

Em resposta a fala do Prof. Breno, o vereador Jairo Alencar se comprometeu em auxiliar na mobilização dos gestores de Senador Guiomard para cessão de um espaço para o IFAC implantar uma Unidade Remota. “Que o IFAC venha o mais rápido possível. O Governo tem investido consideravelmente em nossa região com a Zona do Processamento de Exportação – ZPE e o Polo de Piscicultura. O IFAC aqui é mais do que estratégico e necessário”, argumentou o vereador.


pronatec quinari_auxiliar
Ifac.edu.br
Tecnologia do Blogger.