Plantão

Vitória de James representa fragilidade do PT no Acre, afirma jornalista. Você concorda?

Foto: Divulgação

O julgamento do prefeito James Gomes (PSDB) nesta quinta pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pode ser visto como consequência do atual momento tenso vivido pelo governo Tião Viana e seu partido, o PT.

Tudo começa pela presença da desembargadora Waldirene Cordeiro em plenário. Como membro suplente, ele não necessitava compor a Corte com a ausência do presidente titular, Adair Longuini.

Waldirene Cordeiro é esposa do secretário Mâncio Lima Cordeiro (Fazenda), alvo esta semana de bombardeios emitidos de dentro do Palácio Rio Branco por ele apoiar a candidatura de Sibá Machado para presidente do PT, enquanto a tropa de choque está toda mobilizada para evitar a derrota moral de Tião Viana domingo.

O voto de Waldirene foi fundamental para garantir, com folga, o retorno do tucano à prefeitura de Senador Guiomard, e tirar o petista André Maia. Mas do ponto de vista político não havia interesse do PT em manter Maia no cargo por ele ser membro da tendência Esquerda Popular Socialista (EPS), adversário da candidatura palaciana de Ermício Sena.

Portanto, fica descartada a influência política na sentença de Waldirene, mas ficam mil e uma especulações. Agora haverá o julgamento de Rodrigo Damasceno (PT), prefeito de Tarauacá. Seu processo pode ir a plenário na próxima semana. Nos bastidores comenta-se que o tribunal o manterá no cargo por ter as bençãos palacianas por ser militante de Tião Viana na disputa pela presidência do partido. 

Fábio Pontes é jornalista e escreve o blog Política na Floresta
Tecnologia do Blogger.